PUBLICIDADE

Site pede desculpas para Klara Castanho por "mau jornalismo"

O pedido foi feito após a matéria do jornalista Leo Dias que expunha detalhes da gravidez da artista, fruto de um estupro

26 jun 2022 - 22h52
(atualizado às 22h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Site pede desculpas para Klara Castanho por "mau jornalismo"
Site pede desculpas para Klara Castanho por "mau jornalismo"
Foto: Reprodução/Instagram

O site Metrópoles publicou pedido de desculpas para a atriz Klara Castanho neste domingo (26). O pedido foi feito após a matéria do jornalista Leo Dias que expunha detalhes da gravidez da artista, fruto de um estupro, além do nascimento do bebê, que foi entregue à adoção.   

"Sobre o episódio de Klara Castanho, erramos. O METRÓPOLES não deveria ter permitido que o colunista Leo Dias, que publica suas colunas no portal, desse detalhes sobre o triste caso envolvendo uma mulher em situação de extrema vulnerabilidade", disse o comunicado que ainda considerou o incidente como um exemplo de "mau jornalismo"

Antes do texto intitulado  'Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho' ser publicado na noite do sábado (25), Klara se manifestou em carta aberta publicada no Instagram. 

Internautas e famosos apoiaram Klara  e criticaram o jornalista e a atriz Antonia Fontenelle, que também já havia mencionado o caso, sem citar o nome de Klara. Em meio a repercussão negativa, o site retirou o texto do ar. Às 23h54, a diretora de redação Lilian Tahan publicou em seu perfil no Twitter um pedido de desculpas. 

Leia o comunicado na íntegra:

Sobre o episódio de Klara Castanho, erramos. O METRÓPOLES não deveria ter permitido que o colunista Leo Dias, que publica suas colunas no portal, desse detalhes sobre o triste caso envolvendo uma mulher em situação de extrema vulnerabilidade. Não há justificativa que sustente o argumento do interesse público em conhecer detalhes sobre uma história em que os únicos interessados são a vítima e seus familiares. E, neste caso, a Justiça e o Ministério Público, que intercederam para ajudar Klara no processo de adoção da criança.

Em relação à Klara Castanho, praticamos mau jornalismo. Não é uma justificativa. Mas, as circunstâncias neste episódio contribuíram para que o erro demorasse a ser corrigido. A matéria foi ao ar por volta das 21h e retirada duas horas depois. Assim como os demais colunistas do METRÓPOLES, Leo Dias tem autonomia para publicar suas informações. Muito embora o portal faça uma ressalva de que o conteúdo dos colunistas não reflete, necessariamente, a posição do veículo, é claro que, se publicamos o colunista em nossa página, temos responsabilidade pelo conteúdo veiculado.

Em um veículo que publica em torno de 400 conteúdos por dia, erros, lamentavelmente, podem ocorrer. Tanto de informação, quanto de avaliação. E, em geral, somos rápidos em fazer o que for preciso para reparar os eventuais equívocos. Esta postagem ocorreu já na noite de sábado, no final do expediente, quando havia pouquíssimos colegas na redação. Falhamos em não notar imediatamente que a matéria havia sido publicada pela equipe do colunista. Isso não exime a culpa da equipe do METRÓPOLES. Todos erramos.

E, por isso, pedimos perdão à Klara. Ela não merece julgamento. Não merece exposição. Merece acolhimento, respeito e empatia de todos nós. O triste episódio servirá de lição para que façamos uma avaliação profunda sobre procedimentos em nossas rotinas. A todos os leitores, um respeitoso pedido de desculpas.  

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade