PUBLICIDADE

Quero empreender! Como saber se tenho perfil para ser franqueado?

14 out 2017 - 01h39
Compartilhar
Exibir comentários

O sucesso da franquia está diretamente ligado ao perfil de comportamento e capacidade de gestão do franqueado, por isso, antes de decidir investir em modelo de negócio, que opere através de franchising o mais importante é avaliar se seu perfil é compatível com de franqueado.

Foto: DINO

Cada rede de franquia tem as suas peculiaridades e pra isso a análise da viabilidade de negócio deve ser a partir da sinergia entre o seu perfil e o perfil de franqueado ideal da marca escolhida. Para isso listamos abaixo alguns pontos críticos que devem ser questionados no momento da escolha de empreender por marca própria ou através de uma rede de franquias:

1) Você gosta de lidar com PESSOAS? Impreterivelmente e independentemente do tamanho do seu negócio, você terá contato diário e terá que fazer gestão de pessoas. Além, óbvio de ter contato com cliente. A gestão de pessoas é um dos grandes desafios dos franqueados. Pois o resultado do seu negócio é feito através do seu time.

2) Já teve experiência anterior com atendimento na área comercia ou de atendimento e RELACIONAMENTO COM CLIENTE? Entender seu perfil comercial, pode ajudá-lo a fazer a escolha correta e ainda a complementar o seu perfil no momento da escolha do seu time. Algumas franquias exigem um maior esforço na área de vendas e de atendimento ao cliente.

3) Tem afinidade com a repetição de MODELO? Gerir uma franquia está mais ligado à excelência em execução do que inovação propriamente dita, pois você estará ligado em alguns aspectos a decisão da franqueadora. Por exemplo, ao mix de produtos comercializados e uso de marca.

4) Possui capacitação/experiência mínima necessária para GESTÃO DO MODELO? Franquia é um modelo de negócio que deu certo, mas ainda não é receita de bolo infalível. Então, é muito importante que o franqueado tenha habilidade de gerir seu negócio. Mesmo não tendo o konw-how do segmento, a experiência em gestão de pessoas, financeira, de processos, e algumas características de comportamentos podem fazer a diferença na curva de desenvolvimento da franquia. Pois ser um bom empreendedor não é a mesma coisa que ser um bom gestor. Divida as suas dúvidas com a franqueadora, faça perguntas relacionadas a perfil de franqueado de sucesso. Hoje, existem testes que identificam o perfil de competências comportamentais (DISC, PI, etc.), se você não conhece as suas, pode ser uma boa maneira de começar.

5) Tem afinidade com o SEGMENTO DE ATUAÇÃO? Você se imagina vivendo e respirando esse negócio todos dos dias? Ter sinergia com a principal atividade do negócio é fator determinante. Pois acreditar no modelo e no produto é ponto de partida para uma trajetória de sucesso.

Se a sua resposta foi sim, para a maioria das perguntas, você pode dar os primeiros passos ao processo de análise de franqueamento de uma marca. No entanto, se as suas respostas foram não, sugerimos que você capriche na identificação do modelo de franqueado de sucesso da rede na qual você está escolhendo. Pois após essa auto avaliação, ter mais claro qual é o seu perfil de franqueado vai facilitar o início do seu desenvolvimento. Vale lembrar que que o mais importante que o aspecto financeiro é buscar uma franquia adequada ao seu perfil, pois você terá que operar esse negócio e se não tiver as características e competências básicas, pode comprometer o desempenho e mais ainda o seu sonho em tornar-se um empreendedor de sucesso.

Fabi Nunes - NAU25 - Mentoring em Franchising e Empreendedorismo

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade