Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


23/12/98
IMPLICAÇÕES PARA QUEM FAZ MAU USO DA INTERNET

Para o mau uso sem consequências mais graves, as implicações serão as contratuais.

Embora não seja legalmente admissível, é possível que algumas pessoas, principalmente crianças e jovens, em grande número entre os usuários de Internet, não saibam avaliar as consequências. Este site com informações sobre segurança tem também um caráter de orientação e educação e, neste sentido, vamos dizer com todas as letras o que pode ocorrer.

No entanto, no caso de utilização de programas do tipo “Cavalo de Tróia” e eventuais maus usos daí decorrentes ou não, que incluam não apenas o ato de invadir computadores e obter senhas alheias, mas também o de, em seguida, de posse delas, acessar os serviços dos provedores de acesso e se conectar usando as senhas, em prejuízos de seus verdadeiros usuários invasão de computadores, ou outras práticas de gravidade equivalente, há implicações bem mais sérias.

Tal prática é absolutamente inadmissível, afrontando todas as praxes e etiquetas de bom uso da Internet, e portanto, é veementemente repudiada. Mais: sem rodeios, TAL PRÁTICA É ILEGAL!

Os provedores de Belo Horizonte, em iniciativa pioneira, apesar da novidade do tema, entenderam-se com as autoridades policias e judiciárias da capital com o fim de coibir tais abusos, e já obtiveram a PRISÃO de pessoas que se comprovou atuarem de tal forma. A partir desta iniciativa, o Estado de Minas Gerais está, pioneiramente no país, criando a primeira Delegacia especializada em crimes eletrônicos.

Portanto, saibam todos das implicações para quem se aventurar a querer usar “Cavalos de Tróia”: tais práticas constituem CRIME, como ROUBO e FALSIDADE IDEOLÓGICA (apresentar-se ao provedor para conexão como outra pessoa, ao fornecer senha que não lhe pertence).

O que as pessoas eventualmente desconhecem é que os provedores têm recursos para IDENTIFICAR a origem de tentativas de invasão e a data, hora e duração das conexões ILEGAIS, inclusive os TELEFONES de onde se originaram, e o fazem permanentemente. Caso necessário, tomarão as providências legais cabíveis, como encaminhamento às autoridades POLICIAIS competentes.

Além disto, os provedores em Juiz de Fora, agirão em comum em tais iniciativas, através de sua associação, a ABRANET-MG, cruzando informações sempre que necessário para coibir tais práticas inadequadas ou eventualmente CRIMINOSAS.

» Resumo »

Tudo sobre segurança na Internet

Senha

Extrato

Programas

Vírus

Cavalo de Tróia
Compras online
Implicações

Resumo

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.