Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


23/12/98
SEGURANÇA AO FAZER COMPRAS ONLINE

Comprar pela Internet é muito prático, e o simples fato de podermos comprar em qualquer lugar do mundo já é muito atraente. Levando em conta as enormes possibilidades já existentes de fazer compras pela rede, uma das perguntas mais comuns que vemos serem feitas é:

"Não é perigoso dar o número do meu cartão de crédito pela Internet?"
Bem, perigoso pode até ser, mas onde mais não é? As pessoas viajam a outras cidades e países, vão a hotéis, bares, restaurantes, e entregam seu cartão de crédito a um garçon que nunca viram na vida, e que some com ele por um tempo razoável... E não se lembram de pensar em ter medo de que alguém anote o número! Isso sem falar que dão com a maior naturalidade o número do seu cartão aos desconhecidos atendentes dos mais diversos serviços de vendas pelo telefone, ou preenchem cartões-resposta comercial que voltam pelos correios abertos, com o número do cartão de crédito sendo alardeado a quantos lerem. Não é igualmente perigoso?

Portanto, a Internet não representa perigo, e sim as pessoas, ou seja, o mesmo mundo em que já estamos, e em que infelizmente, existem mal intencionados que fraudam cartões, mesmo sem a Internet. Portanto, se você já admite um certo risco na vida normal, não fique com medo da vida virtual! Até porque a tecnologia de segurança em operações eletrônicas também avança. Basta lembrar que os principais bancos brasileiros já oferecem serviços via Internet. Será que todos eles estão enganados quanto à segurança? Claro que não.

"E ao visitar um site de compras, se eu escolher vários produtos e desistir da compra, corro o risco de ser cobrado?"
Esta é também uma pergunta que ouvimos. Os sites que vendem produtos em geral só concretizam a compra após o fornecimento do número do cartão de crédito e o "clique" em um botão que autoriza a operação. Portanto, enquanto você não se decidir e terminar a operação, ela não ocorre. Mais uma vez, como na vida real: faça uma analogia com um caixa automático, onde não ocorre a operação se não for autorizada pelo pressionar de um botão (só que real...). Quanto a desistir depois de completada a compra, ou trocar produtos com defeito, é como enfatizamos: tudo como na vida real. Valerá a política da loja, ou as leis de proteção ao consumidor...do país em que você estiver comprando!

Portanto, estimulamos a prática de compras pela Internet como outra qualquer como chat, e-mail, etc. Mas a decisão e a responsabilidade são sempre suas, lembre-se.

Até aqui falamos de segurança pelo ponto de vista de se analisar se é seguro deixar o número do seu do cartão de crédito trafegar pela rede, mas também um outro aspecto deve ser considerado: a quem você vai fornecer seu cartão.

"Mas ouvi o caso de um conhecido meu que deu o número do cartão e, depois, teve muitos problemas."
Infelizmente, pode ser verdade. Já vimos alguns casos em que isso ocorreu. Em geral, há um padrão. A pessoa fornece o número do seu cartão de crédito a um site não muito conhecido em algum país perdido, talvez no extremo oriente, e nada confiável (na maioria dos casos, sites que oferecem fotos eróticas – é impressionante o que existe de picaretagem neste terreno) e depois não consegue cancelar os débitos frequentes.

Bem... Aí já é um outro caso que nada tem a ver com a Internet, e em que o seu provedor nada poderá fazer. A quem você fornece o número do seu cartão de crédito é uma decisão particular sua, independente de o estar fazendo pessoalmente, por fax por telefone ou pela Internet. Estabelecer uma relação comercial é algo importante. Portanto, faça o mesmo que faria em casos fora da Internet. Procure selecionar de quem compra, escolhendo apenas fornecedores confiáveis, de boa reputação. Se ainda assim houver problemas, restam o PROCON, a justiça e outros canais usuais.

» Implicações »

Tudo sobre segurança na Internet

Senha

Extrato

Programas

Vírus

Cavalo de Tróia
Compras online
Implicações

Resumo

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.