Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


23/12/98
OS TERRÍVEIS VÍRUS

Os vírus nada têm a ver, diretamente, com a Internet. São programas que se instalam no seu computador quando você executa um programa já infectado, causando danos, e já existiam bem antes dela. Mas o crescimento da Internet certamente contribuiu em muito para a disseminação dos vírus, pois facilitou enormemente a troca de arquivos entre computadores, o que antes era feito basicamente por meio de disquetes. Do mesmo modo que os vírus se propagam por meio de arquivos contaminados em disquetes, também o fazem através de arquivos transmitidos via Internet.

A melhor política com relação a proteção do seu computador contra vírus é possuir um bom software anti-vírus original instalado e atualizá-lo com frequência, pois surgem vírus novos a cada dia.

Portanto, a regra básica com relação a vírus (e outras infecções) é:

Jamais execute programas
que não tenham sido obtidos de
fontes absolutamente confiáveis

O tema dos vírus é muito extenso e não se pode pretender abordá-lo aqui senão superficialmente, para dar orientações essenciais. Vamos a algumas recomendações.

Os processos mais comuns de se receber arquivos são como anexos de mensagens de e-mail, através de programas de FTP, ou por meio de programas de comunicação, como o ICQ, o NetMeeting, etc.

1 Que cuidados se deve tomar com mensagens de correio eletrônico?
Simplesmente ler a mensagem não causa qualquer problema. No entanto, se a mensagem contém anexos (ou attachments, em Inglês), é preciso cuidado. O anexo pode ser um arquivo executável (programa), e portanto, pode estar contaminado. A não ser que você tenha certeza absoluta da integridade do arquivo, é melhor ser precavido e suspeitar. Não abra o arquivo sem antes passá-lo por uma análise do anti-vírus atualizado.

2 Mas se o anexo não for um programa, for um arquivo
apenas de texto, é possível relaxar os cuidados?

Não. Infelizmente, os criadores de vírus são muito ativos, e existem hoje, disseminando-se rapidamente, vírus que contaminam arquivos do MS Word ou do MS Excel. São os chamados vírus de macro, que infectam as macros (executáveis) destes arquivos. Assim, não abra anexos deste tipo sem prévia verificação.

3 Muito bem, você já sabe que se abrir um anexo de mensagem de correio eletrônico, corre o risco de contaminação por vírus. Mas é possível clicar no indicador de anexo para ver do que se trata? E como fazer em seguida?
Apenas clicar no indicador (que no MS Outlook Express é uma imagem de um clip), sim. Mas cuidado para não dar um clique duplo, ou clicar no nome do arquivo, pois se o anexo for um programa, será executado. O melhor mesmo é:

1 Abrir a janela da mensagem (em que o anexo aparece como um ícone no rodapé);

2 Salvar o anexo em um diretório de sua escolha, o que pode ser feito de dois modos, no Outlook Express:

a) clicar o anexo com o botão direito (secundário) do mouse e em seguida clicar em "Salvar como...";

b) sequência de comandos: Arquivo / Salvar anexos...

3 Passar o anti-vírus no anexo salvo para se certificar de que o anexo não está infectado.

O clique duplo somente seria admissível se a opção "Aviso de abertura de Anexo" estivesse habilitada, pois neste caso uma janela surgiria dando a opção entre abrir ou salvar. O seguro morreu de velho, então é melhor não desabilitar isso.

4 Ao fazer o "download" de um programa ("baixar" um programa para o seu computador) pela Internet, quais são os riscos?
Simplesmente baixar o programa para o seu computador não causa infecção, seja por FTP, ICQ, ou o que for. Mas de modo algum execute o programa (de qualquer tipo, joguinhos, utilitários, “inocentes” e bonitinhos screen-savers - ou protetores de tela, etc.) sem antes submetê-lo a um bom anti-vírus. Isto no que toca aos vírus. Mas leia também nossas dicas com relação aos "Cavalos de Tróia".

» Cavalos de Tróia »

Tudo sobre segurança na Internet

Senha

Extrato

Programas

Vírus

Cavalo de Tróia
Compras online
Implicações

Resumo

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.