Taça das Favelas Free Fire tem cerca de 60 mil inscritos
Terceira edição do torneio, considerado o maior campeonato gamer entre favelas do mundo, vai de 26 de outubro até 20 de novembro
Com cerca de 60 mil inscritos, a Taça das Favelas Free Fire terá início no próximo dia 26 de outubro, com as etapas estaduais, e seguirá até 20 de novembro, com a final nacional. Durante o torneio, considerado o maior campeonato gamer entre favelas do mundo, estarão envolvidas mais de mil favelas dos 27 estados da federação.
O evento, organizado pela Central Única das Favelas, é dividido em etapas estaduais, para em seguida se iniciarem os encontros nacionais. As inscrições, que seriam encerradas em 18 de outubro, foram postergadas por mais um dia, devido à grande procura.
De acordo com Marcus Vinícius Athayde, diretor da Taça das Favelas Free Fire, o principal ponto de fomento da competição está na inclusão e na visibilidade dada aos participantes.
"Não estamos falando apenas dos jogadores. Tudo é pensado para criar uma conexão entre as favalas. Este ano, toda a produção é formada por pessoas da própria favela. Desde as filmagens até os influenciadores envolvidos", diz.
Ele afirma que quando se fala sobre o meio digital, são poucos os que olham para as comunidades. "Quando a gente cria um campeonato dessa magnitude, com essa visibilidade, a gente muda essa realidade."
O Free Fire é considerado o jogo mais popular do Brasil. "A Taça das Favelas é um trampolim para aquele jogador. Ele está sendo descoberto para o mundo. Consegue levar essa pessoa para um novo nível", diz Athayde.
Com o fim das inscrições, os atletas cadastrados passam por uma triagem nas Cufas de cada localidade, para que sejam formadas as seleções, que formarão as equipes, ou squads.
A partir daí, o torneio terá as disputas dentro de cada estado e delas serão definidos os times para a etapa nacional. Nessa fase, o torneio passa a ter transmissão online nos canais do campeonato.