NFT: traduzindo o termo popular da vez
Na coluna Simplão no Corre desta semana, Roberta Camargo fala como funciona e qual é o conceito de NFT
Não é difícil passar menos de dez minutos navegando o feed de qualquer rede social e se deparar com alguém questionando ou até fazendo piada com NFT. Pois bem, por aqui, não fugimos da tendência e eu também fiquei encucada pensando: "Que isso, gente?" e fui atrás de uma resposta do jeito simples e didático que a gente gosta.
No Google Trends, a pesquisa sobre NFT superou a curiosidade das pessoas até sobre as criptomoedas. E faz sentido, principalmente tendo em vista que é mais fácil entender que a criptomoeda se trata de um dinheiro virtual, que pode ser convertido em compras, trocas e pagamentos, mas que tem a sua própria cotação e funciona dentro de um ambiente criptografado.
Agora que explicamos o que as criptomoedas são, dá pra entender melhor como funciona e qual é o conceito de NFT, mas vamos traduzir do nosso jeito Simplão, claro. NFT significa token não-fungível, do inglês “Non-Fungible Token”, e funciona como um certificado virtual, é tipo uma nota fiscal de um produto que você adquiriu online (e só online). Parece complexo, mas garanto que no papo de hoje vai ficar mais fácil entender e até participar de conversas um pouco mais a par do que isso tudo significa.
E pra fechar com dados, segundo a DappRadar, uma startup de análise de criptomoedas, a venda de NFTs chegou a movimentar 24,9 bilhões de dólares em 2021. Para 2022, com o tanto que tem se falado sobre o assunto, a tendência é de crescimento nos valores gerados pelos códigos numéricos criptografados e também da pressão para que haja mais segurança nas transações realizadas. Ufa! Bora entender isso melhor juntos e depois conversar sobre isso? Vem de comentário ou manda um alô nas redes sociais.