PUBLICIDADE

Programação ou golpe: por que amanhã é feriado?

No Simplão no Corre desta segunda-feira (14) a jornalista Roberta Camargo explica sobre a Proclamação da República, feriado desta terça

14 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
O que rolou no 15 de novembro:

Feriadou com uma visitinha às aulas de história, de um jeito Simplão, é claro! A Proclamação da República é um feriado nacional, que marca uma transição vivida no poder do nosso país. Nesse período, uma grande parcela da população simplesmente não sabia o que estava acontecendo internamente para que decisões como essa fossem tomadas e tem muita gente que chama esse movimento de golpe. Surpreendente como, à sua maneira, a história sempre se repete, né?

Quem me ajudou nesse mergulho na história foi o professor e historiador da Faculdade Estácio, Rodrigo Rainha. O nosso papo foi para sair um pouco do significado superficial dado ao 15 de novembro, que se você jogar no Google aparece como “data que lembra o momento em que Marechal Deodoro da Fonseca rompe com a monarquia e se torna o primeiro presidente federativo do Brasil, implantando um governo republicano em 1889”.

Como é que estava o povo preto, poucos anos depois do fatídico e pouco eficaz 13 de maio? Houve resistência de outras partes da monarquia? A quem interessava que o país se tornasse uma república? Quais exemplos observamos para estruturar o que hoje chamamos de república? É papo, hein… E tá tudo pronto, vamos nessa!

Fonte: Simplão no Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade