Artista lamenta perda de fantasia que fecharia desfile da Império Serrano. "Seria minha estreia"
Pintor fez a obra que inspirou carro alegórico e fantasia, com a qual desfilaria pela 1ª vez no Carnaval do Rio de Janeiro
A fantasia de Jesus negro, prevista para o carro alegórico que fecharia o desfile da Império Serrano, queimou na manhã desta quarta-feira (12/02) na Maximus Confecções, fábrica que pegou fogo em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro.
A fantasia seria vestida pelo artista plástico Hebert Bichara Amorim – codinome artístico Artedeft –, conhecido nacional e internacionalmente por pintar imagens de Jesus Cristo como negro.
“Seria minha primeira vez desfilando, e a primeira vez que usam minha arte no carnaval”, diz Hebert. Além da fantasia de Jesus negro, o carro alegórico também seria inspirado em uma tela sua, chamada Heel de Janeiro.
“O carnavalesco me falou que ia tirar o cara armado e colocar um livro, para mostrar que livro é a arma da periferia”, conta Hebert.
Natural de Senador Camará, no Rio de Janeiro, o artista mora em São Paulo e está com viagem marcada para a capital fluminense. Ia participar dos ensaios no próximo domingo.
“Vou pra lá de qualquer jeito, ajudar, ver o que precisa. Ia ser minha primeira vez desfilando. O carro alegórico da Império ia fechar o desfile da escola e do grupo Especial”, conta.
O convite a Hebert veio por dois motivos: o carnavalesco da Império Serrano viu as obras do artista no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), e leu reportagem do Visão do Corre sobre as pinturas de Jesus negro.