PUBLICIDADE

Quem é Vinaum, filósofo que discursou ao lado dos Racionais MCs

Cria da quebrada, o jovem passa em suas redes sociais a visão sobre a Filosofia e a educação aos jovens da periferia

6 jan 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Instagram

Ultimamente, páginas e redes sociais mostram que os crias da quebrada brasileiras são cultuas, quebrando alguns estereótipos. É o caso do Chavoso da USP e, mais recentemente, Vinicius Santana Cerqueira, 21, mais conhecido como Vinaum, estudante de Filosofia que chamou ainda mais atenção ao mandar o papo durante uma aula aberta dos Racionais MC’s para 700 pessoas na Universidade de Campinas (Unicamp), há um mês.

Juntos, eles mostram que os favelados também podem estudar e passar conteúdos considerados “difíceis”. E essa é a visão que Vinaum passa diariamente no Instagram, onde coleciona quase 20 mil seguidores, com quem ele interage a filosofia da quebrada.

Cria da comunidade do Quitauna, em Osasco, Vinaum estuda na Unicamp, e passa todo o seu aprendizado para o público, maioria da periferia, de uma forma mais fácil e prática, além de indicar vários livros sobre o assunto.

Quebrando as estatísticas, Vinicius foi aprovado em Licenciatura em Filosofia na Unicamp aos 17 anos. O objetivo do jovem sempre foi ensinar filosofia para cursos populares da quebrada, mas o isolamento impediu a continuidade do projeto. Mas ele persistiu.

Com a ideia de um professor da época da escola, e começou a publicar vídeos em um canal no YouTube para a galera que pretende prestar vestibular. Mas o baixo alcance fez com que ele mudasse de ideia e começasse a publicar os vídeos no Instagram.

Em junho de 2020, no auge da pandemia, Vini compartilhou o primeiro vídeo no Instagram, com o título: “O Que É Lugar de Fala? – φ1λosofei“, em que ele explica um pouco sobre o conceito de lugar de fala, além de indicar autoras como Djamila Ribeiro, Lélia Gonzalez e Angela Davis. O conteúdo alcançou mais de 24 mil visualizações, além de ser compartilhado e comentado por outros filósofos famosos.

O vídeo teve um alcance enorme que Vini não conseguiu mais parar de compartilhar conteúdos sobre diversos assuntos sobre Filosofia. Ele reforça que a matéria não é uma especialidade somente para homem branco, além passar a visão sobre o estereótipo que a sociedade espera de um filósofo. 

Dessa forma, Vini manda o papo e mostra filósofos pretos que quebraram todo esse estereótipo imposto pela sociedade. Além disso, ele manda a visão com uma linguagem mais fácil, com palavras e gírias que as pessoas da quebrada manjam. 

Vini irá se formou em licenciatura neste ano, e agora pretende continuar no bacharelado, além de dar aulas em escolas e cursinhos públicos, e continuar estudando fazendo mestrado e doutorado. Quer manjar de Filosofia prático e fácil, acompanhe o Vinaum no Instagram. 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade