Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Favela vizinha à USP quer reabrir Circo Escola em SP: “Fui aluna, mãe e professora”

Comunidade se mobiliza pela votação via internet que pode garantir a reabertura do equipamento na zona oeste da capital

29 ago 2025 - 07h22
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Circo Escola São Remo fechou em 2020 atendendo quase 500 crianças e jovens em contraturno escolar. Tinha atividades de educação e cultura de manhã, tarde e noite, incluindo aulas para jovens e adultos.
Favela São Remo se mobiliza para votar em proposta que garante financiamento para reabertura do Circo Escola
Favela São Remo se mobiliza para votar em proposta que garante financiamento para reabertura do Circo Escola
Foto: Jorge Maruta/Jornal da USP

A relação de Fúvia Mesquita com o Circo Escola da comunidade São Remo, fechado na pandemia, é representativa da importância do equipamento: quando criança, ela foi aluna no contraturno escolar; depois vieram suas duas filhas; então ela retornou para fazer cursos, como mãe; anos depois, atuou como professora.

A reabertura do Circo Escola depende da aprovação no Orçamento Cidadão, que está sendo votado até 5 de setembro, via internet. Moradores escolhem propostas com orçamento garantido.

Na São Remo, a comunidade organizou um dia de atividades mobilizadoras, em 30 de agosto. Querem que a favela vote em peso e garanta a aprovação da proposta que destina verba para reabertura do Circo Escola.

Ele fechou atendendo 500 pessoas. Funcionou por 30 ano para a população da favela São Remo e arreadores. A importância do equipamento pode ser medida pelo relato de Fúvia Mesquita, 36 anos, que passou cinco vezes pelo Circo Escola.

Isabelly, à esquerda, filha mais velha de Fúvia, à esquerda. No centro, Francisca, avó e mãe. Gerações passando pelo Circo Escola.
Isabelly, à esquerda, filha mais velha de Fúvia, à esquerda. No centro, Francisca, avó e mãe. Gerações passando pelo Circo Escola.
Foto: Arquivo pessoal

Quando foi sua primeira relação com o Circo Escola?

Na década de 1990, quando eu comecei a ir para a escola. No contraturno, eu frequentava os cursos do Circo. Fiz teatro, trapézio, cama elástica, bola, corda bamba, esporte e música. Sei brincar um pouquinho na flauta e no teclado, aprendi lá.

Podia fazer vários cursos?

Cada semestre a gente escolhia novas atividades, fazia uma, tomava lanche e fazia outra. E tinha o dia de apresentação no circo, tudo montado, com a lona linda, arquibancadas lotadas, toda a comunidade ia.

Qual foi o segundo momento de relação com o Circo Escola?

Em 2010, minha primeira filha começou a ficar no contraturno escolar. Ela vinha da escola e a perua deixava na porta do Circo Escola. Ela almoçava, fazia recreação e atividade de reforço. Enquanto isso, eu e o pai trabalhávamos.

O Circo Escola fica na divisa entre a favela São Remos e a USP. Fechou em 2020, deixando de atender 500 pessoas.
O Circo Escola fica na divisa entre a favela São Remos e a USP. Fechou em 2020, deixando de atender 500 pessoas.
Foto: Divulgação

Teve um terceiro momento de relação com o Circo Escola?

Sim, quando eu volto com 19 anos, grávida da minha segunda filha. Fui fazer curso de bordado, de pintura em tecidos. Tinha uma pegada de empreendedorismo para mulheres. A gente produzia e vendia. Eu estava grávida, desempregada, e fiquei durante a gestação.

Então veio o quarto momento.

Sim, no ano seguinte eu voltei para o cursinho pré-vestibular que era oferecido no Circo Escola. Era à noite, e também tinha educação de jovens e adultos.

E o que te fez voltar pela quinta vez?

Eu voltei como professora do cursinho, quando eu quero devolver o que eles me deram. Dei aula de Química, Biologia e de educação de jovens e adultos.

Serviço:

Votação Orçamento Cidadão até 5 de setembro AQUI

Evento grátis: O Circo é Nosso, com oficinas, apresentações, gastronomia

30 de agosto, sábado, das 10h às 17h

Endereço: Rua Aquianés, 13, em frente ao Circo Escola

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade