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Vai fazer ovos de Páscoa para vender? Evite armadilhas

Quem empreende pela primeira vez deve usar coberturas ao invés do chocolate tradicional. Saiba os motivos e outras dicas

21 mar 2024 - 05h00
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Resumo
Entre as dicas importantes para quem está começando, opte por usar coberturas ao invés de chocolate tradicional para evitar o custo e trabalho extra com temperagem. Invista em recheios e decorações para se diferenciar da concorrência, mas não crie muitas opções, para não complicar a produção. Calcule os custos conforme as orientações do texto e garanta uma renda extra na Páscoa.
Com conhecimento e planejamento, produzir ovos de Páscoa garante renda extra e pode ser o início de um novo negócio
Com conhecimento e planejamento, produzir ovos de Páscoa garante renda extra e pode ser o início de um novo negócio
Foto: Divulgação Harald

Se este é o primeiro ano de trabalho com chocolates para garantir uma renda extra na Páscoa, atenção para não cair em armadilhas. Este será um momento de aprendizado para produção e administração. Ele pode ser bem conduzido, com alguns cuidados.

“Não queremos que ninguém fique traumatizado. A pessoa vai conhecer os produtos, trabalhar com eles, vender e ver o que conseguiu”, diz Vivian Feldman, chefe confeiteira da Harald.

A primeira dica, que muita gente conhece, é usar cobertura ao invés da linha tradicional de chocolates. Isso evita ter que temperar o chocolate. A temperagem dá trabalho, exige um choque térmico no produto, precisa ter experiência.

Com a cobertura, é só derreter e usar. E ela pode ser derretida várias vezes. Mas porque é mais difícil trabalhar com chocolate?

Prefira coberturas ao chocolate tradicional

Trabalhar com cobertura facilita o derretimento e manipulação do produto. Chocolates tradicionais dão muito trabalho, exigem temperagem
Trabalhar com cobertura facilita o derretimento e manipulação do produto. Chocolates tradicionais dão muito trabalho, exigem temperagem
Foto: Divulgação Harald

Chocolates tradicionais têm manteiga de cacau, que contém cristais. Quando aquecem, os cristais se desalinham. Por isso é necessário fazer a temperagem, para o chocolate endurecer novamente. Do ponto de vista químico, significa que os cristais terão que ser realinhados.

Dá muito trabalho. Por isso, prefira coberturas. Existem várias opções em lojas especializadas e supermercados. As coberturas levam mais gordura e açúcar, mas não têm manteiga de cacau. São cerca de 30% mais baratas do que o chocolate tradicional.

Outra vantagem das cobertura é que resistem melhor ao calor. São mais acessíveis e atendem muito bem ao público.

Use até a última gota de chocolate

Não desperdice nada. Sobrou cobertura? Deixe endurecer, guarde em um porte ou saquinho, deixe na geladeira e use novamente. Mas atenção: jamais coloque no freezer. Ele é muito úmido, as coberturas absorvem água.

Todo o produto deve ser usado, sem desperdício. Sobras são reutilizáveis várias vezes, desde que guardadas tomando certos cuidados
Todo o produto deve ser usado, sem desperdício. Sobras são reutilizáveis várias vezes, desde que guardadas tomando certos cuidados
Foto: Divulgação Harald

Se absorver água, o produto mancha, sua, muda de textura. Prefira sempre a geladeira ou um lugar fresco e escuro. A dica é embalar os produtos prontos e as sobras em papel chumbo, mais barato que o papel alumínio.

Vendido recortado em lojas especializadas, o papel chumbo evita luz, umidade e odores – produtos de chocolate pegam odores muito facilmente, tome cuidado!

Saquinhos plásticos e plástico filme podem ser usados para embalar coberturas e chocolates, mas, neste caso, é indispensável guardar em local fresco e escuro.

Recheios e coberturas

Com conhecimento sobre a escolha das coberturas para fazer as cascas dos ovos de Páscoa, você pode pensar em recheios e coberturas. Não sabe fazer? Sem problema, compre prontas.

Os recheios equilibram os tipos de produtos usados no ovo e você pode finalizar com granulados e decorações. “Eleva a qualidade”, pontua Vivian Feldman. “A pessoa vai se adaptando com cobertura, recheios, formas, trabalha parte de marketing, de vendas e de custos. Vai aprendendo”, diz a chefe confeiteira.

Se, com as cascas prontas, você não souber fazer o recheio, melhor comprar pronto para garantir a qualidade do produto
Se, com as cascas prontas, você não souber fazer o recheio, melhor comprar pronto para garantir a qualidade do produto
Foto: Divulgação Harald

Diferencie-se da concorrência

Ao contrário do que muita gente pensa, não é uma boa ideia fazer ovos de Páscoa e outros produtos de chocolate seguindo as tendências. Os resultados são muito parecidos. A dica é se diferenciar da concorrência.

Seguir a moda pode custar mais caro, como o uso de creme de avelã. “São produtos de marca, você vai gastar mais e terá que vender barato, por causa da concorrência. Com sabores, combinações e texturas diferentes, você consegue cobrar o justo”, diz Vivian Feldman.

Segundo ela, se você tem um produto diferente, fica mais fácil vender. É preciso lembrar que na Páscoa as pessoas não consomem somente ovos. Bolo no pote, sobremesas e pão de mel recheado são opções.

Uma dica de ouro é se diferenciar da concorrência, mas cuidado: não invente muitas variações, pois exigirá cada vez mais produtos e dará mais trabalho
Uma dica de ouro é se diferenciar da concorrência, mas cuidado: não invente muitas variações, pois exigirá cada vez mais produtos e dará mais trabalho
Foto: Alexas Fotos

Mas cuidado: não exagere na diversificação. Ou seja, não faça muitos produtos diferentes, no máximo cinco variações. Dica: dois tipos de ovos recheados, dois de colher e bolo no pote.

Ter poucas opções organiza o trabalho, otimiza o uso de produtos e permite que você se organize. “Saiba quanto, realisticamente, você pode entregar, dentro da rotina de mãe, dona de casa. Faça o que puder fazer, não exagere”, alerta Vivian Feldman.

Como calcular os custos

Segundo a chefe confeiteira, o cálculo dos custos é o que dá mais problema. Não chute um valor! Use planilhas e programas disponíveis na internet. Para fazer um cálculo correto dos custos, você precisa, antes de tudo, saber quanto gastou com recheio, cobertura e decoração.

Então coloque uma porcentagem para os gastos com água, energia elétrica, até detergente tem que entrar na conta. Afinal, lidar com chocolate obriga a lavar vários utensílios.

No cálculo dos custos, o valor da embalagem é um dos últimos itens a ser somado, pois seus preços variam muito
No cálculo dos custos, o valor da embalagem é um dos últimos itens a ser somado, pois seus preços variam muito
Foto: Mikhail Nilov

Calculados esses gastos, coloque 30% em cima. E atenção: só depois disso calcule o valor da embalagem, porque seus preços variam muito. Obtido esse resultado, multiplique de três a cinco vozes, para garantir o lucro.

O cálculo ainda não acabou. Compare seus preços com a concorrência, mas cuidado para não cobrar muito barato e ter prejuízo. As outras pessoas podem estar calculando errado os custos, e o preço baixo pode te prejudicar.

Detalhe: não precisa cobrar caro, mas valores muito pequenos geram desconfiança sobre a qualidade.

Fonte: Visão do Corre
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