Projetos comunitários geram renda e mudam a vida de microempreendedores no Maranhão
Iniciativas fortalecem a economia local com oportunidades para comércio de produtos e mudança de carreiras
Projetos comunitários no Maranhão, como Feirinha do Território e Lembrança da Praia, estão impulsionando a economia solidária, o turismo de base comunitária e a geração de renda em comunidades tradicionais, com apoio de tecnologias que conectam organizações e doadores.
Em São Luís (MA), projetos de empreendedores locais – como a Feirinha do Território e o Lembrança da Praia – estão fortalecendo a economia solidária e impulsionando o turismo de base comunitária em territórios tradicionais marcados pela exclusão e desigualdade social.
A Feirinha do Território nasceu em 2022 como uma alternativa para empreendedores que perderam renda durante e após a pandemia de Covid-19. O projeto, que reúne de 20 a 25 expositores por edição, oferece uma vitrine para pequenos negócios locais, com produtos que vão desde alimentação e roupas até artesanato.
Os interessados realizam um cadastro e integram grupos de comunicação, como o WhatsApp, nos quais recebem informações sobre datas, estrutura e seleção. “A estrutura é toda montada por nós, que fazemos a divulgação na comunidade e no Instagram do Instituto Mariana”, explica Neuza Ribeiro, CEO do Instituto Mariana.
Projeto apoia o turismo de base comunitária
O projeto Lembrança de Praia ganhou força por promover a sustentabilidade social e econômica em comunidades tradicionais do litoral maranhense. A iniciativa facilita a transição de carreira de moradores para o turismo de base comunitária, unindo gastronomia, cultura e meio ambiente em experiências que valorizam os saberes ancestrais e geram renda local.
Voltado à região costeira de São Luís, o projeto oferece aos visitantes um café da manhã regional feito pela comunidade, experiencias de pesca artesanal e outras atividades tradicionais. Está presente em três comunidades: Araçagy, Olho de Porco e Mangue-Seco. A iniciativa atua em parceria com organizações locais, como o Sesc Maranhão.
A meta é preparar 120 pessoas de comunidades tradicionais para atuar no turismo de base comunitária até 2027. O projeto busca articulação com políticas públicas de turismo, cultura e meio ambiente, para garantir recursos e apoio à continuidade das atividades locais.
Conexão entre organizações sociais e doadores
A Feirinha do Território e o Lembrança da Praia são apoiadas pela Reapp Mobi, social tech que conecta organizações sociais a empresas e doadores. A plataforma de captação de recursos e governança comunitária nasceu a partir da experiência do publicitário Jovemar Júnior, que decidiu direcionar sua carreira ao fortalecimento do terceiro setor.
Lançado em 2025, o aplicativo da Reapp Mobi foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de Lancaster, no Reino Unido, dentro do programa Digital Good Network — sendo a única iniciativa do Nordeste a integrar o projeto.
Construída de forma colaborativa com 18 instituições de São Luís, a plataforma reúne 110 organizações de 12 estados, com meta de chegar a 450. Com uma interface inspirada nas redes sociais, a Reapp incentivou mais de 25 projetos e distribuiu R$ 4 milhões em recursos, impactando mais de 2.600 famílias em todo o país.