Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Projetos comunitários geram renda e mudam a vida de microempreendedores no Maranhão

Iniciativas fortalecem a economia local com oportunidades para comércio de produtos e mudança de carreiras

17 dez 2025 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Projetos comunitários no Maranhão, como Feirinha do Território e Lembrança da Praia, estão impulsionando a economia solidária, o turismo de base comunitária e a geração de renda em comunidades tradicionais, com apoio de tecnologias que conectam organizações e doadores.
Feirinha do Território reúne pequenos negócios locais com produtos como roupas, alimentação e artesanato.
Feirinha do Território reúne pequenos negócios locais com produtos como roupas, alimentação e artesanato.
Foto: Divulgação

Em São Luís (MA), projetos de empreendedores locais – como a Feirinha do Território e o Lembrança da Praia – estão fortalecendo a economia solidária e impulsionando o turismo de base comunitária em territórios tradicionais marcados pela exclusão e desigualdade social.

Feirinha do Território nasceu em 2022 como uma alternativa para empreendedores que perderam renda durante e após a pandemia de Covid-19. O projeto, que reúne de 20 a 25 expositores por edição, oferece uma vitrine para pequenos negócios locais, com produtos que vão desde alimentação e roupas até artesanato.

Os interessados realizam um cadastro e integram grupos de comunicação, como o WhatsApp, nos quais recebem informações sobre datas, estrutura e seleção. “A estrutura é toda montada por nós, que fazemos a divulgação na comunidade e no Instagram do Instituto Mariana”, explica Neuza Ribeiro, CEO do Instituto Mariana.

O projeto Lembrança da Praia oferece café da manhã e pesca artesanal, entre outras atividades que valorizam o saber local.
O projeto Lembrança da Praia oferece café da manhã e pesca artesanal, entre outras atividades que valorizam o saber local.
Foto: Divulgação

Projeto apoia o turismo de base comunitária

O projeto Lembrança de Praia ganhou força por promover a sustentabilidade social e econômica em comunidades tradicionais do litoral maranhense. A iniciativa facilita a transição de carreira de moradores para o turismo de base comunitária, unindo gastronomia, cultura e meio ambiente em experiências que valorizam os saberes ancestrais e geram renda local.

Voltado à região costeira de São Luís, o projeto oferece aos visitantes um café da manhã regional feito pela comunidade, experiencias de pesca artesanal e outras atividades tradicionais. Está presente em três comunidades: Araçagy, Olho de Porco e Mangue-Seco. A iniciativa atua em parceria com organizações locais, como o Sesc Maranhão.

A meta é preparar 120 pessoas de comunidades tradicionais para atuar no turismo de base comunitária até 2027. O projeto busca articulação com políticas públicas de turismo, cultura e meio ambiente, para garantir recursos e apoio à continuidade das atividades locais.

Projetos sociais estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que buscam fortalecer parcerias econômicas inclusivas.
Projetos sociais estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que buscam fortalecer parcerias econômicas inclusivas.
Foto: Divulgação

Conexão entre organizações sociais e doadores

A Feirinha do Território e o Lembrança da Praia são apoiadas pela Reapp Mobi, social tech que conecta organizações sociais a empresas e doadores. A plataforma de captação de recursos e governança comunitária nasceu a partir da experiência do publicitário Jovemar Júnior, que decidiu direcionar sua carreira ao fortalecimento do terceiro setor.

Lançado em 2025, o aplicativo da Reapp Mobi foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de Lancaster, no Reino Unido, dentro do programa Digital Good Network — sendo a única iniciativa do Nordeste a integrar o projeto.

Construída de forma colaborativa com 18 instituições de São Luís, a plataforma reúne 110 organizações de 12 estados, com meta de chegar a 450. Com uma interface inspirada nas redes sociais, a Reapp incentivou mais de 25 projetos e distribuiu R$ 4 milhões em recursos, impactando mais de 2.600 famílias em todo o país.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade