Motoboys protestam em evento do iFood em São Paulo: “Constrangimento público”
Empresa realiza encontro de restaurantes durante dois dias, com nomes de peso entre os convidados, como Galvão Bueno
Entregadores protestaram reivindicando melhores condições de trabalho e apoio ao PL 2.479/2025, que busca regulamentar as entregas por aplicativos.
Cerca de cem motoboys fizeram hoje um protesto diante da entrada da São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, onde está sendo realizado o iFood MOVE, apresentado como o maior evento de restaurantes da América Latina, com convidados como Boninho e Usain Bolt.
“É um espetáculo de autopromoção que é financiado pela brutal exploração cotidiana dos entregadoras e entregadores”, diz Renato Assad, entregador. Os motoboys reivindicam melhores condições de trabalho e a aprovação do chamado “PL do Breque”.
O projeto de Lei Federal PL 2.479/2025, visa regulamentar o trabalho dos entregadores de aplicativo, como os de transporte e alimentação, e tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os entregadores fizeram um churrasco na entrada do evento. Também queimaram camisetas do iFood “em memória às pessoas que derramaram seu sangue nas ruas dessa cidade”, protestou o entregador Diego Araújo.
Em nota, o iFood disse que “respeita o direito à manifestação” e à “livre expressão dos entregadores”. Informou também que trabalha na “construção de espaços recorrentes e permanentes de escuta e melhoria constante”.