PUBLICIDADE

Vontade excessiva de comer doce: 5 possíveis causas para este problema

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

29 mai 2024 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários

Você já se pegou desejando um pedaço de bolo ou um chocolate logo após as refeições? A vontade excessiva de comer doces é uma queixa comum e pode ser um sinal de que algo não está bem no seu corpo.

Vontade excessiva de comer doces pode ser sinal de alerta para a saúde
Vontade excessiva de comer doces pode ser sinal de alerta para a saúde
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Segundo a médica Dra. Nattány Ríbeiro, esse desejo pode estar relacionado a diversos desequilíbrios no organismo. Abaixo, a especialista listou cinco problemas que podem levar a esse comportamento. Confira:

1. Flutuações hormonais

As mulheres muitas vezes experimentam um desejo intenso por doces em certos momentos do ciclo menstrual devido às variações hormonais, especialmente nos níveis de estrogênio e progesterona. 

Durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual), por exemplo, é comum sentir uma vontade maior de comer doces. Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar a atenuar esses sintomas, bem como tratamento específico para a TPM.

2. Resistência à insulina

A resistência à insulina ocorre quando as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, um hormônio que facilita a entrada de glicose nas células. Esse problema pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue e a um desejo constante por alimentos doces. 

3. Estresse e ansiedade

Quando estamos estressados ou ansiosos, nosso corpo libera cortisol, um hormônio que pode aumentar a vontade de comer doces. Isso acontece porque o açúcar pode proporcionar uma sensação momentânea de prazer e alívio. Busque por técnicas de gerenciamento de estresse, como a prática de exercícios físicos, meditação e um bom sono, os quais são essenciais para controlar esse desejo.

4. Má alimentação

Uma dieta pobre em nutrientes e rica em alimentos processados pode desequilibrar os níveis de açúcar no sangue, levando a picos e quedas bruscas de glicose, o que aumenta a vontade de consumir doces. Incluir alimentos integrais, frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis na dieta pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a compulsão por doces.

5. Deficiência de cromo

O cromo é um mineral que desempenha um papel importante na regulação do metabolismo de carboidratos e gorduras, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. A deficiência de cromo pode resultar em uma vontade intensa de comer doces. Consumir alimentos ricos em cromo, como brócolis, uvas, batata-doce e carnes magras pode ajudar a controlar esse desejo.

Como reduzir a vontade de comer doce?

Para reduzir a vontade de comer doces siga as dicas abaixo:

  • Se hidrate muito bem ao longo de todos os dias, pois, às vezes, a sede pode ser confundida com fome. Beba bastante água ao longo do dia;
  • Invista no sono, visto que a  falta de qualidade/quantidade de sono pode aumentar o desejo por alimentos ricos em açúcar;
  • Sempre inclua proteínas em todas as refeições, já que ajudam a manter a saciedade por mais tempo;
  • Consuma fibras, pois os alimentos que são ricos em fibras também promovem a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite.
Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade