PUBLICIDADE

Médico alerta sobre surtos de diarreia no verão; veja como se cuidar

O calor, as frequentes chuvas e as enchentes comuns no verão podem causar o aumento dos casos de diarreia e das conhecidas "viroses"

29 nov 2023 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários

A estação mais quente do ano traz muitas coisas boas: sol, praia, piscina, sorvete… Mas também tem seus pontos negativos, ainda mais em algumas áreas da saúde. O médico gastroenterologista Nelson Cathcart Jr alerta, em especial, para os surtos de viroses e diarreias que costumam aparecer no verão.

Veja como evitar diarreia no verão - Shutterstock
Veja como evitar diarreia no verão - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Só o calor em si já contribui para esse aumento dos surtos. Entretanto, o que piora tudo isso ainda mais são as fortes chuvas e enchentes do período, que fazem as águas de rios e mares ficarem contaminadas com o esgoto.

Vai para a praia ou viajar no geral nesse verão? Então o cuidado com esse tipo de enfermidades deve ser redobrado. O médico gastroenterologista traz algumas recomendações:

  • Higienização: é importante conferir a higienização dos produtos, seja na praia ou nos demais estabelecimentos
  • Armazenamento: fique atento onde estão armazenados os alimentos oferecidos na praia, já que muitas vezes ficam por horas debaixo do sol forte até serem consumidos
  • Alimentos crus ou malcozidos: é preciso ter muita atenção com esses alimentos e consumi-los somente quando tiver certeza da higiene durante a manipulação
  • Água: certifique-se de que a garrafa de água que você está consumindo está lacrada adequadamente
  • Hidratação no geral: além da água, consuma isotônicos e água de coco, que ajudam na hidratação

Em casa

Dentro de casa, os cuidados também devem ocorrer. Mesmo porque, de acordo com Nelson Cathcart Jr, a principal forma de evitar casos de viroses e diarreias é seguindo medidas de higiene adequadas, tanto em casa quanto fora dela. Atitudes como lavar as mãos com água e sabão, evitar água parada, higienizar os alimentos, entre outras, são a chave para isso.

A tal da "virose"

Muita gente acredita que a conhecida "virose" seja uma doença específica, mas o especialista explica que não. "Virose é qualquer infecção por vírus que possa trazer danos para o aparelho digestivo ou outras partes do corpo. No inverno são comuns nas vias respiratórias, por exemplo", diz Nelson.

As viroses que acometem o aparelho digestivo podem causar diversos danos ao corpo humano. Dentre os sintomas causados por um vírus que agride o estômago ou o intestino estão as diarreias, dores de barriga e na boca do estômago e, em alguns casos, enjoo e vômito.

Nem sempre é fácil diferenciar as viroses das diarreias que as bactérias causam, mas há algumas diferenças.

"Os sintomas da diarreia bacteriana geralmente são: febre alta e persistente, sinais de desidratação intensa, necessidade de acordar de madrugada para ir ao banheiro e sangue nas fezes. Já nas virais, os sintomas podem começar mais intensos e em 24 ou 48 horas há uma tendência de melhora, bem diferente da bacteriana, onde a tendência é a de piora dos sintomas graves", ressalta o médico.

Ele diz também que, caso os sintomas persistam, é importante procurar ajuda médica.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade