PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

De piscinas naturais a falésias: 6 roteiros imperdíveis na Bahia

Cenários paradisíacos para quem está disposto a fazer roteiros a pé ou de bicicleta

13 nov 2023 - 11h49
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Piscinas naturais na beira da praia, falésias que se erguem sobre faixas de areia e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.

Das praias isoladas de Porto Seguro, no sul da Bahia, ao norte das dunas, na divisa com Sergipe, confira abaixo lista com alguns dos melhores roteiros litorâneos desse estado nordestino.

Por que Fernando de Noronha era conhecida como a 'Ilha Maldita'? Por que Fernando de Noronha era conhecida como a 'Ilha Maldita'?

De Porto Seguro a Trancoso

(18,1 km)

Após cruzar de balsa o rio Buranhém, em direção a Arraial d'Ajuda, o viajante segue caminhando por faixas de areia, como Apaga-Fogo, Araçaípe, Delegado, dos Pescadores, Mucugê, Pitinga e Taípe, todas nesse distrito de Porto Seguro.

O trecho é marcado por longas barreiras de corais que represam águas mornas, em piscinas naturais, e mar de ondas fracas e vegetação que serve de refúgio nas horas de sol forte. As variações de altitude são baixas e o terreno é de areia batida, o que facilita a vida dos caminhantes de primeira viagem.

Praia de Taípe, em Arraial d’Ajuda
Praia de Taípe, em Arraial d’Ajuda
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

De Trancoso à Praia do Espelho

(20,6 km)

A viagem segue um que começa em praias mais urbanas e segue por áreas isoladas.

O segundo dia de pedalada (ou de caminhada) é duro e pede concentração por conta do terreno de areia fofa, cruzamento de rios e grandes extensões de praia quase sem sombra.

Mas todo o esforço será recompensado com baías de águas quentinhas, barreiras de corais na beira da praia e uma sensação de exclusividade que poucos conseguem sentir.

Rio dos Frades, entre Trancoso e a Praia do Espelho
Rio dos Frades, entre Trancoso e a Praia do Espelho
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

Da Praia do Espelho a Caraíva

(11 km)

No terceiro e último dia desse roteiro no litoral sul da Bahia, a bike dá lugar à uma caminhada que segue até Caraíva, onde as magrelas nem sempre são bem-vindas, devido ao terreno arenoso e trilhas interiores por chão irregular e íngreme.

A sofisticação seletiva da Praia do Espelho vai dando lugar a um cenário mais rústico, em locais como a Praia da Juacema, rio Juacema, Lagoa do Satu e Praia da Barra.

Praia de Juacema, entre Espelho e Caraíva
Praia de Juacema, entre Espelho e Caraíva
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

De Cumuruxatiba a Corumbau

(18 km)

A visita a esses dois distritos do município de Prado, ao lado de Caraíva, já em Porto Seguro, pode ser combinado com passeios no encontro do mar com rio, na Barra do Cahy, onde é possível navegar nos corredores estreitos do rio Caí, passando por manguezais.

Localizada no município de Prado, essa faixa de areia recebeu em 2017 o título de "1ª Praia do Brasil". De acordo com pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, seria Barra do Cahy, onde a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40 horas antes de chegar em Porto Seguro.

Vista aérea da Barra do Cahy, no sul da Bahia
Vista aérea da Barra do Cahy, no sul da Bahia
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Prado

(32 km)

Entre Prado e a vila de Cumuruxatiba, uma estrada simples à beira mar leva visitantes a uma sequência de praias isoladas do extremo sul da Bahia.

São nove praias, aproximadamente, onde o visitante pode chegar de carro ou de bicicleta, passando por faixas de areia, aos pés de falésias coloridas com até 40 metros de altura.

De Mangue Seco (BA) a Praia do Saco (SE)

No extremo norte do litoral da Bahia, Mangue Seco divide espaço com a vizinha Praia do Saco, já em Sergipe.

A 220 km de Salvador (BA) e a 80 km de Aracaju (SE), Mangue Seco é o destino pé na areia com melhor infraestrutura e que vive sob as sombras de coqueiros e de Tieta, a personagem de Jorge Amado que deu fama à região.

Já a Praia do Saco vê o encontro de seis rios com o Atlântico e é conhecida pela cenográfica Ilha da Sogra, um banco de areia temporário com 1 km de extensão.

Mangue Seco
Mangue Seco
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade