PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

5 dicas para manter os cabelos saudáveis no verão

Médica explica como evitar a quebra e a queda dos fios durante esta época do ano

8 nov 2023 - 15h01
(atualizado em 10/11/2023 às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Caracterizado por temperaturas mais altas e um clima geralmente mais agradável, atrai muitas pessoas para atividades ao ar livre e praias, tornando a exposição ao sol e à água salgada ainda mais comum.

No verão, os fios ficam mais danificados e, por isso, é necessário um maior cuidado com eles
No verão, os fios ficam mais danificados e, por isso, é necessário um maior cuidado com eles
Foto: Shutterstock | garetsworkshop / Portal EdiCase

No entanto, a exposição prolongada ao sol, os elementos químicos das piscinas, o sal do mar e o aumento do suor, podem prejudicar os cabelos, tornando-os mais frágeis, danificados e desidratados e favorecendo problemas de queda e quebra.

"A fibra capilar é composta principalmente de proteínas, como a queratina. O contato com a água salgada e o cloro de piscinas faz com que as células de queratina absorvam tais substâncias. Com isso, elas incham e resultam na dilatação da fibra capilar, abrindo as cutículas dos fios e fazendo com que eles fiquem porosos e ressecados", explica Dra. Ana Carina Junqueira, médica especializada em tricologia.

Consequentemente, com fios quebradiços, a tendência é que tenham maior propensão à queda, já que o baixo pH do cloro, por exemplo, impacta diretamente na composição do cabelo. Então, para manter a saúde dos fios, a Dra. Ana Carina Junqueira lista 5 dicas importantes que ajudarão na proteção durante essa estação. Confira!

1. Cuide da proteção solar

Os raios UV do sol podem enfraquecer a estrutura dos fios, tornando-os quebradiços e desidratados. É indispensável o uso de leave-in com fator de proteção solar e acessórios como chapéus ou bonés, para evitar queimaduras no couro cabeludo.

2. Reforce a hidratação

A exposição ao sol e à água do mar ou da piscina podem ressecar os cabelos. Portanto, o uso de máscaras de hidratação e condicionadores potentes é imprescindível para repor a umidade perdida e manter a maciez e brilho. Uma boa opção é lavar os fios com água corrente logo após o contato com o mar ou piscina; quando possível, o melhor é utilizar um shampoo sem sulfato na sequência.

O uso de óleos no cabelo pode ajudar a evitar o ressecamento causado pelo verão
O uso de óleos no cabelo pode ajudar a evitar o ressecamento causado pelo verão
Foto: triocean | Shutterstock / Portal EdiCase

3. Utilize óleos

Por conta de todos os processos de desgaste do fio no verão, as pontas são as que acabam sofrendo mais. Portanto, para mantê-las lubrificadas e evitar o ressecamento, é essencial a utilização de algum óleo capilar reparador, sempre que necessário.

4. Atenção durante a lavagem

É aconselhável lavá-los com água morna e evitar a quente, que pode ressecar ainda mais os fios. Shampoos suaves e hidratantes são ideais, e a frequência de lavagem deve ser ajustada de acordo com as necessidades individuais e com o auxílio de um bom cronograma capilar.

5. Diminua o uso de fontes de calor

O uso de secadores, pranchas e modeladores de cabelo deve ser reduzido. Caso não seja possível, sempre deve ser utilizado um protetor térmico antes do contato para minimizar os danos causados pelas altas temperaturas.

Tratamentos preventivos

Existem alguns protocolos capilares com caráter preventivo pré-verão para fios e couro cabeludo, até soroterapia com vitaminas e aminoácidos que preparam a saúde capilar para o impacto das agressões do sol, mar, piscina e até alimentação e bebida. 

São protocolos de terapias associadas para preparar todo o organismo para os efeitos. O tratamento completo é customizado de acordo com cada paciente, tendo em torno de 7 tipos de procedimentos em 1h30min no mesmo dia — com ativos, vitaminas e minerais próprios que visam fortalecer, hidratar e preparar os cabelos para a estação.

"Seguindo as dicas acima e tendo um acompanhamento médico específico, qualquer um pode desfrutar da estação mais quente do ano com o cabelo radiante, saudável e resistente aos desafios do verão. Afinal, a beleza é um reflexo do nosso cuidado e felicidade que dedicamos a nós", conclui a Dra. Ana Carina Junqueira.

Por Ariel França

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade