PUBLICIDADE

Vendedor Sincero ensina como preservar a bateria do carro

Ações ajudam a evitar eventuais gastos com reparo ou troca da fonte de energia

26 mai 2022 22h39
ver comentários
Publicidade

Peça fundamental de todo automóvel, a bateria, muitas vezes, se torna uma dor de cabeça para alguns motoristas. Em geral, isso ocorre em razão do mau uso dos equipamentos elétricos do veículo, o que acaba desgastando a fonte de energia.
No entanto, é possível conservar e até mesmo prolongar a vida útil da bateria, contanto que determinadas ações sejam postas em prática.

Foto: Divulgação

De acordo com o influenciador automotivo Alessandro Moura, mais conhecido como Vendedor Sincero, as tarefas para aumentar a durabilidade da bateria não são complicadas, mas exigem atenção dos proprietários.
Dono da rede Sincero Multimarcas, ele compartilha algumas dicas que podem ajudar a preservar a fonte de energia e, consequentemente, evitar gastos indesejados.

Confira as recomendações a seguir.

Verifique a capacidade da bateria

“Antes de instalar qualquer aparelho no carro, confira a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador. Além disso, passe longe de acessórios paralelos, pois podem comprometer o consumo da bateria”, explica.

Escolha o alternador adequado

“Muita gente não sabe, mas o alternador é o dispositivo que transforma energia mecânica em elétrica. Então, para evitar problemas, escolha um alternador que tenha a mesma amperagem da bateria”, conta Vendedor Sincero.

Atenção ao dar a partida

“Todos os equipamentos elétricos do veículo se alimentam da bateria. Portanto, quanto mais dispositivos ligados, maior o desgaste da fonte de energia. Sendo assim, antes de dar a partida no carro, certifique-se de que todos os componentes elétricos estejam desligados. Se preferir, verifique o funcionamento do rádio, dos faróis e do ar-condicionado antes de ligar o veículo”.

Cuidado com o carro estacionado

“O melhor funcionamento da bateria ocorre quando o carro está ligado. Então, utilizar equipamentos elétricos com o veículo desligado pode desgastar a fonte de energia de forma significativa. Desse modo, ao estacionar, confira se tudo está desligado e só depois saia do carro”, explica.

Evite deixar o carro desligado por muito tempo

“É como eu sempre digo: carro foi feito para andar. E, pode parecer contraditório, mas a bateria se desgasta mais quando o automóvel fica muito tempo parado. Se o motorista não utiliza o veículo com frequência, sugiro que ligue o carro dia sim, dia não por pelo menos cinco minutos. Isso certamente ajudará a prolongar o tempo de vida da bateria.”

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade