Um novo estudo sugere que a creatina não serve para ganhar músculo. A questão não é tão simples quanto parece
Pesquisas recentes demonstram que os efeitos da creatina no corpo vão além do ganho de massa muscular
Durante anos, a creatina ganhou reputação como suplemento essencial para ganhar massa muscular e melhorar o desempenho em treinos de força. No entanto, um novo estudo sugere que seus efeitos podem estar superestimados. Embora haja um aumento de peso corporal após o consumo, ele não se deve a um ganho real de massa muscular, pelo menos no curto prazo.
A creatina funciona como imaginamos?
A pesquisa, publicada recentemente na Nutrients, avaliou 41 homens com experiência em treino de força para verificar se a creatina realmente potencializa o ganho de massa muscular quando combinada com exercícios resistidos. Durante oito semanas, todos seguiram o mesmo programa de treinamento e foram divididos em dois grupos: um recebeu 20 g/dia de creatina durante a primeira semana e, depois, 5 g/dia como dose de manutenção; o outro tomou placebo.
Os resultados foram claros: embora o grupo que consumiu creatina tenha apresentado maior ganho de peso na primeira semana em comparação ao placebo, esse aumento não se traduziu em maior crescimento muscular. Ou seja, o ganho de peso esteve ligado principalmente à retenção de água, e não a um aumento real de massa muscular ou a melhor desempenho nos exercícios.
Creatina, músculos e realidade
...
Veja também
Essa maneira de tomar creatina pode colocar os seus dentes em risco
O que mulheres magras precisam para ter um corpo definido? Esse especialista revela
Um estudo revela, finalmente, quantos dias é recomendável treinar para ganhar força muscular