0

cidade do Panamá

Barco faz passeio por santuário ecológico no Canal do Panamá

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Turistas navegam pelo lago Gatun, que conecta os dois extremos do canal e é cercado por uma floresta tropical que permaneceu praticamente intocada nos últimos 100 anos
Turistas navegam pelo lago Gatun, que conecta os dois extremos do canal e é cercado por uma floresta tropical que permaneceu praticamente intocada nos últimos 100 anos
Foto: Kike Calvo e Emily Grey/Divulgação

A forma mais comum de conhecer o Canal do Panamá é fazer uma rápida visita às eclusas próximas da capital e observá-las de longe, a partir da terra firme. Há, no entanto, um jeito muito mais inusitado e interessante de explorar uma das maiores obras de engenharia de todos os tempos: contemplar a imensa riqueza natural do Panamá navegando por um lago artificial no interior do país que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

O passeio é organizado pela Ancon Expeditions, a principal agência de ecoturismo do Panamá, e é realizado em lanchas que percorrem o lago Gatun, o enorme reservatório criado em 1914 para conectar os dois oceanos. A barragem de Gatun, na época a maior do mundo, represou as águas do rio Chagres e inundou uma área de 423 km2 no interior do Panamá, dando origem àquele que então foi considerado o maior lago artificial do mundo.

A água cobriu as partes mais baixas de uma grande floresta tropical, mas os topos das montahas formaram ilhas que hoje reúnem uma enorme biodiversidade nos arredores do lago Gatun. Ali é possível ver espécies de plantas e animais – sobretudo macacos e pássaros – típicas da América Central, preservadas por matas fechadas que sofreram muito pouca interferência humana nos últimos 100 anos.

O programa dura meio dia e começa logo cedo pela manhã, quando um guia da agência passa nos hotéis da Cidade do Panamá para pegar os turistas. Uma vez formado, o grupo faz uma viagem de 45 minutos até a cidade de Gamboa, onde embarca em uma lancha para precorrer o rio Chagres até chegar ao lago Gatun.

Panamá: gastronomia une diferentes culturas típicas

O barco, então, passa algumas horas navegando pelas pequenas baías e braços d’água ao redor das ilhas formadas pela inundação, onde os visitantes podem observar de perto espécies como o macaco-prego-de-cara-branca, o bugio da América Central e a prequiça de três dedos, entre outros. Além das belezas naturais, durante o passeio também é possível ver os imensos navios de carga que cruzam o lago Gatun para chegar ao outro extremo do Canal do Panamá.

Na hora do almoço, o barco para em uma pequena ilha onde é realizado um piquenique em meio à natureza e aos cargueiro. Depois de comer, o barco volta a Gamboa e os turistas são levados de volta à Cidade do Panamá.

Serviço

Ancon Expeditions
Calle Elvira Méndez, Edificio Dorado, 3, Cidade do Panamá
Tel.: +507 264 3713

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade