PUBLICIDADE

Aguascalientes

Museu de Aguascalientes homenageia pai da arte mexicana

Compartilhar
Exibir comentários
Além de abrigar uma grande coleção de obras de José Guadalupe Posada, o museu fica em uma bela construção do século 19
Além de abrigar uma grande coleção de obras de José Guadalupe Posada, o museu fica em uma bela construção do século 19
Foto: Divulgação/ Museo Guadalupe Posada

O Museu José Guadalupe Posada presta homenagem a um dos mais importantes artistas do México e com certeza a figura mais conhecida de Aguascalientes. Além da diversidade das obras, o visitante já se admira logo na entrada, pois o prédio do século 19 fica ao lado do templo Del Señor Encino.  Este foi o primeiro museu do estado, inaugurado em 1972. Em 2009, passou por uma intensa ampliação e foi reaberto ao público em 2010.

José Guadalupe Posada (1852-1913) é considerado um dos fundadores de uma genuína arte nacional mexicana. Suas gravuras, publicadas em diversos jornais do país, eram obras de fácil acesso, de caráter claramente popular e que procuravam valorizar as tradições nativas do México e criticar quem só copiava os padrões estéticos europeus. Essa atitude preparou terreno para os muralistas das primeiras décadas do século 20.

Nascido em Aguascalientes no ano de 1852, desde muito cedo trabalhou como aprendiz de litógrafo na oficina de Trinidad Pedroza, que incluiu os desenhos do jovem artista em sua publicação, o jornal satírico “El Jicote”. A cereja do bolo, no entanto, veio com a obra La Catrina, que mostra uma caveira vestida em estilo vitoriano. Essa foi a crítica de Posada aos mexicanos da época, que renegavam suas origens e tentavam se parecer com os europeus, até na maneira de se vestir.

Aguascalientes possui o melhor clima para os negócios:

A crítica bem humorada é um traço constante na trajetória de Posada, mas o artista não se resumia a isso. Além das gravuras e caricaturas, ele trabalhou com litogravura, xilogravura, desenhou peça publicitárias e embalagens; ilustrou livros de receita, esoterismo, entretenimento, educação e muitos outros; fez cartazes para circo, teatro, luta livre e touradas; e desenhou até em caixa de fósforos!

Mais que um apanhado da obra de Posada, o museu conta a história do artista. O acervo mostra a evolução do mexicano, desde os precursores, como Manuel Manilla, passando pelos anos de Posada em Aguascalientes e Leon, até os artistas influenciados por seu trabalho. Atualmente, a instituição conta com duas salas de exposição permanentes dedicadas a Posada, um espaço para exposições temporárias, áreas para workshop de gravura, área infantil, cafeteria e loja de lembrancinhas. O lugar é um ponto de partida fundamental para entender não só Aguascalientes, mas o México como um todo. 

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade