0

Aguascalientes

Igreja de Aguascalientes levou um século para ser construída

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
O Templo de San Marcos começou a ser construído em 1655 e só foi inaugurado em 1763
O Templo de San Marcos começou a ser construído em 1655 e só foi inaugurado em 1763
Foto: Gildardo Sanchez/Creative Commons

A cidade de Aguascalientes é famosa por abrigar o mais tradicional evento comercial do México, a Feira de San Marcos. Todo ano, em abril, o bairro de San Marcos é invadido por milhares de pessoas que chegam à região para visitar os estandes e se divertir nas inúmeras atrações organizadas durante o evento, que vão desde touradas até shows musicais. Em meio à agitação da festa, um monumento imponente preserva a história do local: o Templo de San Marcos, uma bela igreja em estilo barroco que começou a ser construída em 1655 e só foi inaugurada em 1763.

A igreja começou a ser erguida no século 17 para substituir o Templo del Pueblo Nuevo de Indios de San Marcos, uma pequena capela que existia na vila de San Marcos, até então um povoado indígena localizado nos arredores de Aguascalientes. A obra demorou mais de cem anos para ser concluída e, ao ser inaugurada, foi dedicada a Nossa Senhora do Carmo, que é representada em um belo vitral no interior da igreja. Por isso, o santuário também é chamado de Templo de Nuestra Señora Virgen del Carmen.

A construção impressiona pela imponência de sua fachada e do seu campanário (torre do sino), que têm alturas dignas das igrejas barrocas europeias. Em sua sacristia, é possível conferir a obra “La Adoración de los Reyes”, feita em 1775 pelo mexicano José de Alcíbar. A grandiosa pintura ocupa inteiramente uma das paredes da igreja.

Aguascalientes, arte e bom gosto combinado com uma rica história

No século 19, a vila de San Marcos se tornou um bairro de Aguascalientes e passou a abrigar a famosa feira de mesmo nome. A igreja local, que já era célebre, se tornou um importante ponto turístico da cidade e continua a encantar os visitantes quase 350 anos após o início de sua construção. Para completar, ao lado do Templo de San Marcos ainda existe a pequena Capela de Nuestra Señora del Pueblito, uma edificação simples e modesta que proporciona uma sensação de paz e abrigo aos visitantes.

O Templo de San Marcos fica na Calle Monroy, 213, e o telefone para contatos é o +52 449 915-5287.

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade