Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Segurança e qualidade da água marcam praias do Brasil com selo Bandeira Azul

Na prática, significa limpeza e qualidade da água [...]

31 jan 2024 - 08h34
Compartilhar
Exibir comentários

Criado para conscientizar a população e os gestores públicos na proteção de ambientes marinhos, o Programa Bandeira Azul é um selo internacional que certifica águas doces e marinhas de todo o mundo.

A partir de determinados critérios de preservação e educação ambientais, na prática, isso quer dizer que a praia deve apresentar excelente qualidade da água, possuir serviço constante de limpeza e adotar medidas apropriadas de segurança, como guarda-vidas disponíveis de acordo com o número de usuários.

Foto: Pexels.com / Viagem em Pauta

Outro critério levado em conta é a gestão ambiental do local, onde tanto a praia como as áreas adjacentes (trilhas e estacionamento, por exemplo) devem estar permanentemente limpos, além de contar com lixeiras em número adequado, estrutura para coleta de lixo reciclável, banheiros para os usuários e policiamento.

Atualmente, o litoral do Brasil tem 25 faixas de areia certificadas pela excelência em suas águas, a maioria delas em Santa Catarina (16), seguidas pelo Rio de Janeiro (4) e Bahia (3).

ALAGOAS

Praia do Patacho, em Porto de Pedras

Deserta e com águas cristalinas, a primeira praia do estado a conquistar o título tem 800 metros de extensão e é uma das mais famosas na Costa dos Corais.

Patacho
Patacho
Foto: Wikimedia Commons / Viagem em Pauta

BAHIA

O estado tem três praias Bandeira Azul.

O município de Camaçari, a cerca de 50 quilômetros abriga duas delas: a Praia da Esperança, no distrito de Itacimirim, e Praia Paraíso, em Guarajuba. Já a terceira fica na Ilha dos Frades, uma das ilhas da Baía de Todos os Santos, em Salvador, e atende pelo nome de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Foto: Wikimedia Commons / Viagem em Pauta

CEARÁ

Cumbuco - Caucaia

A 25 quilômetros de Fortaleza, na Rota dos Ventos, abriga áreas protegidas como o Parque das Dunas, com formações fixas e móveis, e a APA (Área de Proteção Ambiental) do Lagamar do Cauípe.

O local é conhecido também pelas desovas de tartarugas marinhas.

Foto: Otávio Nogueira/Creative Commons / Viagem em Pauta

RIO DE JANEIRO

Este é o segundo estado brasileiro com mais praias certificadas pelo programa.

São três na Região dos Lagos (Itaúna, em Saquarema; Praia do Forno, em Armação dos Búzios; e Peró, em Cabo Frio). Já em Niterói, a certificação vai para a Praia do Sossego, uma faixa de 120 metros de extensão, protegida por uma cadeia montanhosa e costões rochosos.

Praia do Forno
Praia do Forno
Foto: Wikimedia Commons / Viagem em Pauta

SÃO PAULO

Praia do Tombo - Guarujá

Essa faixa de 856 metros de extensão é procurada por surfistas, mas exige atenção dos banhistas, devido às ondas fortes. A única praia paulista com o selo Bandeira Azul é equipada também com bares, quiosques e restaurantes.

Praia do Tombo
Praia do Tombo
Foto: Wikimedia Commons / Viagem em Pauta

SANTA CATARINA

Só em Balneário Camboriú e Bombinhas são três praias certificadas, em cada um dos municípios, como Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras, na primeira, e Conceição, Quatro Ilhas e Mariscal, na vizinha.

O Balneário Piçarras abriga mais uma (Praia de Piçarras), assim como Florianópolis (Praia da Lagoa do Peri) e Governador Celso Ramos, onde fica a Praia Grande, segunda maior em extensão (820 metros) e infraestrutura do município.

As outras cidades catarinenses com certificação são Penha (Praia Grande e Bacia da Vovó) e São Francisco do Sul (praias do Ervino, do Forte e da Saudade).

Praia da Saudade
Praia da Saudade
Foto: Prefeitura Municipal/Reprodução / Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade