Península no Canadá reúne o melhor do frio e do calor
São raros os lugares em que a natureza proporciona paisagens igualmente belas no verão e no inverno. A península Bruce, no Canadá, é um deles. Localizada entre a baía Georgiana, o lago Huron e as escarpas do Niágara, em Ontário, ela reúne piscinas naturais de coloração esverdeada, penhascos, rochas, cavernas, grutas e montanhas que se cobrem de neve na estação mais fria do ano.
» Veja mais fotos ![]()
» vc repórter: mande fotos
e notícias
A península, formada há 400 milhões de anos, tem grande diversidade de plantas e animais selvagens ¿ com presença de linces e ursos negros. Não à toa, tornou-se uma das reservas da biosfera da Unesco. Ganhou também a proteção de dois parques nacionais: o Fathom Five e o Bruce Peninsula National Park, onde a maioria dos visitantes admira árvores milenares, grandes pedras e precipícios.
No verão, o mais comum é ver famílias curtindo as areias da Sauble Beach, a segunda maior praia de água doce do mundo. Seu pôr do sol alaranjado impressiona mesmo quem está acostumado aos mais belos crepúsculos nas praias brasileiras. Se a intenção for se movimentar, há duas boas opções. A primeira é aproveitar as águas do Fathom Five, uma das melhores áreas de mergulho da América do Norte. A atração mais popular, no entanto, é a trilha Bruce, que avança por 157 quilômetros dentro da península, e passa por vários campings. Seguindo por ela é possível avistar bons pontos para fotos, alguns no meio de uma densa floresta.
Também não falta diversão no inverno da península Bruce. A paisagem gelada cercada de água é pano de fundo para atividades como o esqui e passeios de moto de neve. Trilhas no frio também podem levar os aventureiros ao encontro de florestas, pedras calcárias e pequenas escarpas - que somente quem vai mais longe consegue avistar. Nesse caso, esquecer da máquina fotográfica é um pecado.
Para saber mais da península Bruce, visite o site www.pc.gc.ca/pn-np/on/bruce/