Mochilão com bebê – Um Linda Aventura

15 fev 2019
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Conheci a Dani através do @maedemochileirinho, um perfil super legal que traz dicas práticas para encarar um mochilão com seu “mochileirinho”…ou seja, perder o medo, se preparar e fazer um mochilão com bebê!

Mochilão com bebê — uma linda aventura
Mochilão com bebê — uma linda aventura
Foto: Dani Jacinto

Junto com seu marido, Marcelo e o filhote, Cauê já se aventurou por vários destinos do Brasil e América do Sul em destinos pouco convencionais de se viajar com crianças, em especial com bebês.

Nesta entrevista ela conta pra gente sobre Tilcara, uma cidadezinha bem pequenininha no interior da Argentina que guarda sítios arqueológicos e uma lindíssima montanha colorida.

Ficou curioso? Então confere aí!

Dani, o que viajar significa para vocês?
Uma oportunidade de conhecer o mundo além das telas, de conhecer novas culturas com propriedade e de compartilhar experiências com pessoas novas.

Quais os destinos que já viajaram com o Cauê?
Quando ele estava na barriga percorremos num mochilão a Argentina, o Chile, a Bolívia e o Peru…foi uma aventura inesquecível de 06 meses na estrada… Ai caramba! Fora da barriga ele conheceu algumas cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, Penedo, Sorocaba, Águas de Lindoia, São Paulo, Guararema, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, além de algumas outras cidades do interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Estado da Paraíba. Fora do Brasil, ele conheceu na Argentina: Mendoza, Salta, Tilcara e algumas pequenas cidades da província de Jujuy. Em janeiro nos aventuraremos com o pequeno pelo Equador.

Por que incluíram Tilcara no roteiro?
Nos indicaram a cidade quando estávamos no mochilão (2016) em Buenos Aires. Chegamos a colocar a cidade no roteiro, mas acabamos nos desviando dele. Então, em janeiro de 2017 resolvemos fazer a parte da Argentina que faltava conhecer e incluímos nosso pequeno para Mendoza, Salta e para a região da Quebrada de Humahuaca. Na época ele tinha 11 meses e foi a sua primeira viagem de avião (de São Paulo a Córdoba) e também suas primeiras viagens longas de ônibus (demais trechos).

Quais as principais atrações de Tilcara?
Tilcara está situada a cerca de 4 mil metros de altitude, é pequena e tem um centrinho simpático, com muitas lojinhas de artesanato e restaurantes típicos. Além da beleza natural, como as montanhas coloridas e os cactos gigantes, conta com 2 atrações turísticas principais. O Pucará de Tilcara (que significa fortaleza, na língua Quechua), um passeio arqueológico. E a cachoeira Garganta del Diablo, que fica a aproximadamente 3km do centro da vila.

Dica: quem vai pra Tilcara, também pode aproveitar pra conhecer Pumamarca, um vilarejo próximo onde está o extraordinário Cerro de los Siete Colores, uma montanha com sete cores bem definidas – nunca tinha visto nada igual! No alto da montanha venta muito, então leve algum agasalho… como eu não sabia disso, acabei me fazendo de escudo com o Cauê no sling, e desci rapidinho, rsrsrsrs….queria ter aproveitado melhor a vista. Ainda em Pumamarca, mas menos conhecida, tem as Montanhas de los 14 Colores, cujo acesso fica a 4.5km de altitude.

O que esta cidade despertou em vocês?
É uma região bem andina, e a cidade de Tilcara me chamou a atenção por ser pequena e extremamente turística, com paisagens de tirar o fôlego!

Como foi viajar para uma cidade tão desértica com uma criança pequena?
Muito tranquilo pra falar a verdade. O Cauê se adapta muito fácil em qualquer lugar! De qualquer maneira, eu levei um hidratante pra bebê e quando sentia necessidade passava um pouquinho de protetor labial neutro na boquinha dele. Meu maior receio era com relação à altitude, mas como fomos subindo de carro, a transição foi lenta e tranquila, enquanto subíamos as montanhas eu dava a chupeta ou algo pra ele mastigar.

Que dica você daria para quem tem medo de viajar com os filhos pequenos?
Pesquise! Não há nada melhor que isso para desmistificar nossas principais preocupações! Há IGs e blogs como o @maedemochileirinho e o Viagemdefamilia.com, riquíssimos em informações pra te ajudar com isso e dar dicas de como viajar mais tranquila. Sempre tem uma pessoa solidária atrás da tela, que vai te falar de igual pra igual, sem julgamentos e com uma grande experiência pessoal no assunto. 

Muito legal, né!? Confesso que achei a Dani super corajosa em encarar uma aventura destas com o Cauê tão pequeno…E adorei as dicas de Tilcara!

Quer conhecer mais histórias da Dani? Então confere lá no Insta @maedemochileirinho!

Veja também:

 

Fonte: Especial para Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade