Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maratona de Berlim tem história e recordes

Compartilhar

No dia 20 de setembro, às 9h local, partirá a 36ª edição da Maratona de Berlim, do World Marathon Majors (WMM), o circuito das maiores maratonas mundiais. Os mais de 40 mil participantes terão chegado de todos os cantos do mundo, alguns em busca de recordes: o percurso da prova, plano e rápido, propicia a cada ano a quebra de tempo. É por isso que Berlim é a maratona com maior número de quebras de recorde mundial: de 1998 até agora já foram conquistados seis, como em 2008, quando o etíope Haile Gebrselassie estabeleceu a marca das 2h03 minutos e 59 segundos.

» Veja fotos da Maratona de Berlim

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

A história da prova remonta a 1974, quando a cidade de Berlim ainda era a capital da Alemanha Oriental e o mundo tremia frente à ideia de uma guerra nuclear entre as potências. Naquele ano, 286 atletas percorreram uma pequena rua, próxima ao estádio do clube de futebol SC Charlottenburg Berlin. Nascia o que viria a ser uma das maratonas mais cobiçadas do circuito. Hoje se trata de uma corrida de massas, de alto nível.

Na edição de 2008, 35.913 pessoas atravessaram a linha de chegada, ultrapassando a marca de 1 milhão de espectadores. A condição climática é muito favorável (entre 10 e 15 graus), e o prêmio ao vencedor é de 500 mil dólares. Sugestivo? Sim, e o percurso, ainda mais. O local de largada e de chegada é o Portão de Brandemburgo, símbolo da unificação após a queda do Muro - foi somente em 1990 que a maratona se deu no que antes foram os dois lados de Berlim, na Guerra Fria. Hoje, os corredores passam por alguns dos locais mais conhecidos da cidade, como a Potsdamer Platz e o Reichstag, a histórica sede do Parlamento.

Quem quiser um pacote exclusivamente para acompanhar a Maratona pode acessar o site oficial da organização, que conta com hotéis cadastrados. A estadia diária de um adulto custa 119 euros num hotel de duas estrelas ou, para quem desejar uma acomodação cinco estrelas, 305 euros.

Participar da edição deste ano já não dá mais: as inscrições foram até 28 de fevereiro. Talvez o ano que vem - e ainda você ganha tempo para treinar.

Agência Andrés Bruzzone Comunicação

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra