Praias e fazendas levam turistas a São Cristóvão e Névis
Localizada no mar tropical do Caribe, a Federação de São Cristóvão e Névis é composta por duas ilhas afastadas uma da outra por uma faixa de três quilômetros de águas claras. Famosa pelas praias badaladas e fazendas sossegadas, a região é um curioso destino turístico para quem quer passear por esses contrastes paradisíacos.
São Cristóvão e Névis também é conhecida como a “colônia-mãe das Índias Ocidentais”, já que foi um dos primeiros arquipélogos caribenhos a serem ocupados por europeus. Descoberta em 1493 por Cristóvão Colombo, a ilha de São Cristóvão foi colonizada pelos ingleses em 1623. Cinco anos depois, foi a vez de Névis passar pelo processo. Depois de um longo período sendo comandado pela Grã-Bretanha, em 1983, o território tornou-se independente, o que contribuiu com o turismo local.
Sendo hoje o menor Estado Soberano das Américas, tanto de extensão territorial quanto de número de habitantes, a dupla de ilhas possui apenas 261 km e a população é de 42.171 indivíduos, em sua maioria descendentes de escravos africanos. Na região de clima tropical e famosas nascentes, a língua oficial é o inglês, enquanto a moeda usada é o dólar do Caribe Ocidental. A capital, Basseterre, está localizada em São Cristóvão.
São Cristóvão
Dividida em duas metades, a ilha de São Cristóvão possui tanto o sossego das fazendas em suas montanhas do norte, quanto a badalação dos turistas em suas praias do sul.
Frigate Bay é a praia mais movimentada da ilha, repleta de quiosques, bares e barracas, também próxima de comércios e pontos com serviços de aluguel de equipamentos de mergulho. A baía possui diversas redes hoteleiras e também hotéis de luxo para que os turistas possam se instalar com o máximo de conforto. Um dos mais procurados da região é o St. Kitts Marriott Resort & The Royal Beach Casino. Quatro estrelas, o resort oferece serviços de bar, sala de ginástica, estacionamento gratuito, atividades infantis, restaurantes, serviço de quarto, piscina e acesso para deficientes físicos.
Quem preferir fazer um passeio mais tranquilo e sem muita movimentação de turistas pode dar uma passada na capital Basseterre, onde fica a belíssima fazenda Romney Manor. A paisagem histórica, que já foi habitada pelo bisavô de Thomas Jefferson, combinada à loja e ao café do local fazem deste um passeio perfeito para quem gosta de dedicar o tempo livre na apreciação de bonitos ambientes.
Visitar construções como Independence Square, Prince of Wales Bastion ou as ruínas do Quartel de Oficiais de Infantaria também pode ser divertidas e educacionais opções de atividades em São Cristóvão. Passeios a cavalo também podem acontecer principalmente na praia Half Moon Bay.
Névis
Névis, apesar de ser uma ilha menor, não perde em nada para sua irmã maior. Assim como São Cristóvão, a região norte da ilha é onde se concentram os turistas devido às belas praias. As elegantes fazendas das montanhas sulistas foram convertidas em pousadas, onde os habitantes podem passar relaxantes momentos de conforto em meio aos ares do campo. As mais famosas são Hotel Hermitage, Old Manor e Nisbet Plantation.
O restaurante The Rocks, anexo ao hotel fazenda Golden Rock Hotel, fica em Charlestown, sendo um dos locais gastronômicos mais comentados da região. O ponto forte da casa está nos peixes frescos, nas lagostas pescadas por pescadores locais, na diversidade de frutas tropicais e nos legumes criteriosamente selecionados pelos agricultores vizinhos. Tudo é servido ao ar livre enquanto os clientes saboreiam deliciosos coquetéis.
Devido às histórias com os ingleses, é um forte costume tomar o chá da tarde. Por isso, almoçar e depois sair para passar um agradável momento bebericando nas fazendas é o programa que todos os visitantes de Névis devem pensar em fazer.
Além disso, tanto Névis, quanto São Cristóvão possuem inúmera diversidade de florestas onde se é possível fazer trilha e encontrar muitos tipos de aves nativas. O mesmo vale nas águas, onde os esportes aquáticos dominam.