0

Caribe

Carne de iguana é afrodisíaca e muito apreciada em Curaçao

31 jan 2013
07h05
atualizado às 07h05
  • separator
  • comentários

Curaçao, a maior ilha do arquipélago das Antilhas Holandesas, possui uma gastronomia rica e um tanto peculiar. Na região, é bastante comum encontrar iguanas, tanto nas áreas selvagens, quanto no cardápio de alguns restaurantes.

Iguaria de Curaçao, carne de iguana pode ser consumida assada ou em ensopados
Iguaria de Curaçao, carne de iguana pode ser consumida assada ou em ensopados
Foto: Shutterstock

Em geral, a gastronomia do destino caribenho é composta por frutos do mar e pratos da culinária crioula. No entanto, para variar um pouco, sabores exóticos, como o do réptil de carne macia e pouco gordurosa, são boas pedidas que caíram no gosto da população local.

Pode parecer um tanto estranho para o paladar brasileiro, mas a iguana assada ou ensopada já encantou também os turistas mais experientes, que consideram a degustação da carne uma obrigação para aqueles que visitam a ilha pela primeira vez.  

O gosto do prato pra lá de inusitado é semelhante ao do tradicional frango, porém, com uma forte pitada afrodisíaca. Quando assada, ela pode ser provada com acompanhamentos, como o arroz típico caribenho, temperado com leite de coco, mas também pode ser saboreada em ensopados, bastante comuns nos restaurantes de Curaçao.

Por isso, para os interessados na especialidade da ilha das Antilhas, o que não faltam são opções de estabelecimentos que têm o réptil como estrela do menu. Um deles é o Jaanchie’s Restaurant, localizado em Westpunt, próximo das praias mais bonitas da ilha. Com preço médio de R$ 15 por refeição, a casa conta com um ambiente arejado e agradável, além de uma boa recepção.   

Receita criada pelo proprietário, a sopa de iguana é uma das delícias mais pedidas. A carne é cozinhada em água e sal e depois cortada em pequenas porções. Cebola, pimentão e legumes variados compõem o caldo que acompanha os pedaços de carne do réptil, deixando o sabor ainda mais especial. Quando pronta, a sopa fica com um atraente colorido, que, certamente, encoraja os mais resistentes na hora da primeira garfada. 

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade