Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Destinos no Nordeste para quem não gosta de praia

Dicas para quem não é chegado em faixas de areia ou já conhece os destinos litorâneos mais famosos da região [...]

23 dez 2025 - 08h51
Compartilhar
Exibir comentários

No destino turístico mais cobiçado pelos brasileiros, o Nordeste não é só endereço de algumas das praias mais bonitas do Brasil.

Para quem não é chegado em faixas de areia (isoladas ou muvucadas), não curte banhos em águas salgadas ou já conhece os destinos litorâneos mais famosos da região, este texto é a sua praia.

Veja seleção de lugares com águas cristalinas para banhos, trilhas por formações rochosas surreais e até uma cidade inteira que ficou conhecida como a Roliúde nordestina.

Dunas de Rosado, Porto do Mangue, RN, Brasil
Dunas de Rosado, Porto do Mangue, RN, Brasil
Foto: Viagem em Pauta

NORDESTE SEM PRAIA

CHAPADA DAS MESAS

Maranhão

No sul do estado, o 'Paraíso das Águas' é formado por 10 municípios e abriga quase 90 cachoeiras oficiais (13 delas só no interior do Parque Nacional da Chapada das Mesas), 22 rios perenes e mais de 400 nascentes.

É daqueles lugares onde cachoeiras lapidam pedras escuras no corredor estreito de um cânion, finais de tarde pintam pedra encantada fincada no meio do rio e o turista tem a sensação de ser o primeiro a chegar por ali.

Os principais atrativos são o Parque Nacional da Chapada das Mesas, a 80 km de Carolina, o Poço Azul e o Santuário Ecológico de Pedra Caída.

LENÇÓIS PIAUIENSES

Piauí

No norte do estado, a poucos quilômetros do centro de Parnaíba, fica a entrada para essa versão em miniatura dos vizinhos Lençóis Maranhenses.

Um dos destaques são os passeios guiados em quadriciclos semiautomáticos que rodam cerca de 30 km de dunas e tem paradas em lagoas de águas doces.

A temporada de chuva, responsável pelo enchimento das lagoas, vai de janeiro a junho, com maior precipitação em abril e maio, "podendo se estender a junho". Porém, ele salienta que a Lagoa do Portinho permanece com água o ano inteiro e as lagoas entre as dunas podem ser vistas entre maio e agosto.

GALINHOS

Rio Grande do Norte

Esse município a 170 km ao norte da capital potiguar e a 210 km de Mossoró, bem como o vizinho distrito de Galos, leva a vida noutro ritmo (da maré, diga-se de passagem), numa península estreita de 500 metros de largura.

É turismo no ritmo do vento, das torres eólicas que alteram o cenário das dunas de areia e da maré que enche canais estreitos de manguezais.

DUNAS DO ROSADO

Rio Grande do Norte

Entre Areia Branca e Porto do Mangue, no extremo norte do estado, um cenário árido em constante evolução dá outros ares ao turismo potiguar.

Com 10 km² de extensão, essa sequência de montanhas coloridas é formada pelos sedimentos de falésias vizinhas, trazidos pelos ventos constantes.

A 250 km da capital Natal, o parque é considerado o maior conjunto de dunas do Rio Grande do Norte e pode ser combinado com roteiros litorâneos, em Ponta do Mel, vilarejo do município de Areia Branca.

CABACEIRAS

Paraíba

A 166 km de João Pessoa, essa cidade é conhecida como a Roliúde Nordestina, por ter sido cenário de longas nacionais, como 'Cinemas, Aspirinas e Urubus', 'O Auto da Compadecida' e, mais recentemente, a série 'Cangaço Novo´.

Esse destino de pouco mais de cinco mil habitantes, na região do Cariri, é considerado um dos mais turísticos do interior da Paraíba e abriga um centro histórico com casario colorido do século 18 que parece sempre pronto para mais uma produção de cinema.

Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta

VALE DO CATIMBAU

Pernambuco

A 290 km do Recife, o município de Buíque é a cidade que serve de base para quem visita o Parque Nacional do Catimbau, uma área preservada de 62 mil hectares com 13 trilhas oficiais e 30 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Entre os destaques da Capital Pernambucana da Arte Rupestre estão as trilhas da Casa de Farinha e Loca da Cinza, uma caminhada de 4 km até sítios arqueológicos e a impactante Trilha do Santuário (7 km - ida e volta), onde fica um anfiteatro natural de pedras que um dia foi lugar sagrado para rituais indígenas.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade