PUBLICIDADE

Veja 10 dicas para não estragar sua viagem de cruzeiro

Atitudes podem fazer com que viagem de férias se torne um incômodo

18 nov 2015 08h00
ver comentários
Publicidade

Ao reservar um cruzeiro criamos uma série de expectativas sobre a viagem. Fazemos planos para os dias a bordo e para as escalas, determinamos um limite de gastos, entre outros agendamentos. Mas é preciso estar preparado para as mudanças de planos e respeitar as regras da embarcação. A revista virtual especializada em cruzeiros Cruise Critic fez uma lista de dicas para você não estragar sua tão sonhada viagem.

Não acredite que o tempo estará bom sempre
Achar que você vai pegar tempo bom em todos os dias do seu cruzeiro pode ser decepcionante. Mesmo lugares conhecidos pelas temperaturas gradáveis, como o Caribe, podem ter dias chuvosos. O mar pode ficar agitado, o que inclusive pode acabar mudando a agenda de visitas atrações turísticas. Portanto, vá preparado para a possibilidade de ter que enfrentar alguns dias nublados e se adaptar para se divertir mesmo assim.

Não espere que todos a bordo sejam iguais a você
Cruzeiros levam centenas, em alguns casos milhares de pessoas a bordo. Achar que todos lá terão os mesmos interesses que os seus é querer demais. Pessoas diferentes têm formas distintas de encarar as férias: há os que aproveitam para explorar a informalidade, seja na forma de vestir ou nas atitudes, há os festeiros e os quietos... É preciso saber lidar com isso, deixar pra lá o que incomoda ou rir da situação.

Não adote a atitude de que você é legal demais para um cruzeiro
Navios de cruzeiro podem ser cheios de atividades que parecem bobas para você, mas que outros adoram participar. Competições de mergulho na piscina principal, dança dos garçons no restaurante principal, entre outras. Tente entrar no espírito da brincadeira e não se leve muito a sério. Afinal, é uma viagem de férias.

Não esqueça de verificar sua conta a bordo
Quando você entra em um cruzeiro recebe um cartão no qual coloca tudo o que gasta a bordo. É quase como um cartão de crédito. Festa vai, festa vem, bares por todos os lados, atividades das mais diversas chamam a sua atenção e você vai passando o cartão como se não houvesse amanhã. Legal, o problema é que há um amanhã e quando você finalmente for pagar sua conta no final do cruzeiro pode perceber que passou muito do valor que tinha determinado para as férias. Então, para evitar uma surpresa desagradável, verifique de tempos em tempos os seus gastos.

Não reserve uma cabine só pensando no preço
Na sanha de fazer um bom negócio e pagar o mínimo possível pela reserva no cruzeiro, você pode cometer um grande erro. As cabines mais baratas dos navios costumam ser pequenas e internas, em regiões barulhentas e de maior balanço do navio. Então, na hora de reservar, pense bem no que você quer. Não leve em conta somente o preço.

Atitudes podem arruinar um cruzeiro
Atitudes podem arruinar um cruzeiro
Foto: NicoElNino/Shutterstock

Não espere que a equipe de bordo leia sua mente
Não, eles não têm super poderes, apenas o de serem extremamente atenciosos com os passageiros. Então se você quer algo, peça. É só isso mesmo, simples assim. Se precisa que o camareiro arrume seu quarto, fale que ele o fará. Se quer que o seu martini batido, e não mexido, diga isso ao bartender.

Não guarde suas reclamações para o final do cruzeiro
Não reclame de tudo, mas também não deixe de falar se algo está errado. Se sua cabine tem algum problema, como um ar condicionado que não funciona ou chuveiro fraco, ou se não gosta da mesa em que fica no jantar, fale com a equipe de bordo ainda dentro do navio. Assim, eles podem tentar solucionar o que não está bom e você segue a viagem tranquilo.

Não caia em todas as promoções a bordo
Navios são cheios de placas de promoção, do spa até as lojinhas de duty free a bordo. Isso sem contar nos souvenires das escalas. E cair na tentação do momento para gastar mais que o necessário não é difícil. Então pense bem se vale a pena mesmo comprar uma camisa havaiana que você nunca mais irá usar, ou pagar para tirar uma foto posada a bordo do cruzeiro.

Não viaje com a expectativa de fazer só uma coisa em especial
É comum quando vamos para um novo lugar termos a expectativa para algumas das suas atrações. Mas embarcar num cruzeiro com a ideia fixa de que precisa fazer uma determinada coisa, um passeio específico, e achar que se não conseguir ficará muito decepcionado, é preparar o terreno para o desastre. Viagens de cruzeiro podem ser imprevisíveis, o tempo pode não ajudar, tours podem ser canceladas, portos podem ter que ser abandonados, então seja flexível.

Não ignore o horário de embarque
Horários são extremamente rígidos em navios de cruzeiro. Se está escrito na programação que ele partirá de um porto às 17h, ele realmente partirá nessa hora. E exceto em casos muito extraordinários, o capitão não espera por quem está atrasado para reembarcar. Então planeje-se para voltar dos passeios com tempo suficiente, ou se prepare para ser deixado para trás em uma cidade, estado ou até país diferente.

Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade