Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escala em Cartagena mostra traços coloniais no Caribe

29 nov 2013 - 07h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Caribe na América do Sul tem em Cartagena das Índias, na Colômbia, um dos mais belos cenários. Cidade encantadora repleta de história, Cartagena recebe turistas em cruzeiros durante toda a alta temporada, com temperaturas elevadas para quem gosta de curtir praia, mas clima agradável para explorar o destino, que ainda mantém construções da colonização espanhola e de quando era alvo de piratas.

Uma das obras mais marcantes dessa época é o Castelo San Felipe de Barajas, uma fortaleza militar de Cartagena, construída pelos espanhóis a partir de 1536. O castelo foi a maior fortaleza construída em uma colônia da Espanha, e fica na colina de São Lázaro, de onde era possível observar as tentativas de invasão por terra ou mar.

A cidade antiga de Cartagena é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes pelos casarios e ruas estreitas. Para entrar nela é preciso passar pela Torre do Relógio, um dos portões de entrada da antiga cidade murada, que servia como proteção. No passado, os portões que permaneciam fechados eram à prova de fogo.

Muitas praças centenárias são mantidas até hoje, entre estas a conhecida como Praça das Carruagens, famosa pelas casinhas e prédios coloridos, que ao longo da história ganhou diversos nomes. O primeiro foi chamado de Juez, pois lá vivia Francisco Santa Cruz, que era juiz. Também foi chamada de Praça do Escravo, porque foi usada para comercialização de escravos, e depois Mercaderes, já que lá se concentrava o comércio de Cartagena. O nome oficial, no entanto, é Praça do Equador, devido ao tratado de limites entre Equador e Colômbia.

Nas belezas naturais da cidade, claro, o destaque é o litoral com clima caribenho. As águas claras e convidativas são usadas por banhistas, mas também simplesmente para relaxar na areia. Além do mar, chama atenção o Vulcão de Totumo. Diz a tradição que o banho de lama nesse local tem propriedades medicinais.

Tradição religiosa

Construída originalmente em 1580, a Igreja e Convento de São Pedro Claver teve de ser reconstruída no século XVII, mas manteve sua localização e estrutura originais pelo esforço dos padres jesuítas. Após ficar abandonada, o Monsenhor Eugenio Biffi a salvou da ruína e promoveu uma reforma onde o altar maior foi construído com mármore importado da Itália. Já a atual cúpula, que é maior, faz parte do projeto do arquiteto francês Gastón Lelarge. No altar principal estão os restos mortais de São Pedro Claver, que deu sua vida pela redenção dos escravos chegados a Cartagena, e por isso é conhecido como o Apóstolo dos Escravos.

Entre os prédios sacros, vale conhecer ainda o Templo de Santo Domingo, o mais antigo e venerado da cidade. Em seu interior está a imagem de Santo Cristo da Expiração, considerada milagrosa. Reza lenda que foi talhada por um anjo. O templo fazia parte de um convento e teve a missão de defender os índios contra abusos dos conquistadores.

Roteiro

7 noites em cruzeiro: viagens a bordo do Vision of the Seas, da Royal Caribbean International, com partidas em todas as sextas-feiras de novembro de 2013 até 12 de abril de 2014, do porto de Colón, no Panamá. Escalas em Cartagena, Colômbia, Kralendjik, no Banaire, Oranjestad, em Aruba, e Willemstad, em Curaçao. Preços a partir de R$ 425 por pessoa, mais taxas, exceto nas viagens de 21 e 28 de dezembro

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade