Como é a maior tirolesa do Brasil, novidade no turismo do Espírito Santo?
São quase 3 km de extensão a 400 metros de altura; atração localizada em Pancas foi inaugurada no mês passado
No mês passado, o Espírito Santo inaugurou a maior tirolesa do Brasil.
Localizado em Pancas, município no noroeste do estado, o circuito de cerca de três quilômetros de extensão é dividido em duas etapas: uma com 2,1 quilômetros de comprimento e a menor com cerca de 850 metros.
A uma altura de 400 metros, no ponto mais alto, o visitante irá deslizar por cabos e pode chegar a uma velocidade de 120 km/h.
"Este projeto reforça o nome do Espírito Santo como destino para quem busca adrenalina e contato com a natureza", destacou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.
Assim como a Secretaria de Turismo também informou, em nota enviada ao Viagem em Pauta, inicialmente, a atração será gerida pela própria prefeitura e terá acesso gratuito "até que uma empresa assuma a gestão do equipamento".
O novo atrativo capixaba é uma parceria entre a Prefeitura de Pancas, o Governo do Estado e a Guia Vertical, empresa paranaense especializada em montagem de estruturas para turismo de aventura.
No caso de Pancas, desde que o projeto começou a ganhar forma, em 2023, foram instaladas megaestruturas de 14 toneladas, incluindo cabos e decks de lançamento. O espaço conta também com uma praça, quiosque e infraestrutura de pavimentação das ruas de chegada e saída da tirolesa.
A cidade, que fica a cerca de 180 quilômetros de Vitória, vem ser firmando como destino de aventura e é conhecido por atrativos como cachoeiras e o Monumento Natural dos Pontões Capixabas, entre Pancas e Águia Branca.
VEJA VÍDEO DA TIROLESA
Maior tirolesa do mundo
Em junho deste ano, Socorro (SP) anunciou a construção da tirolesa que deve desbancar a de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes, com 2.830 metros de extensão.
Segundo o projeto da cidade paulista, referência nacional em atividades de aventura, serão 3.400 metros de extensão, no Mega Park Turismo de Aventura, entre o Pico da Cascavel, a 1.200 metros de altitude, e o o Rio do Peixe.
Em nota enviada ao Viagem em Pauta, o destino informou que o investimento para a implantação do projeto seria entre R$ 10 e 18 milhões, e deverá trazer a cidade de volta ao cenário das principais tirolesas do mundo.
A atração paulista está prometida para janeiro de 2025. Enquanto isso, o Espírito Santo continua reinando no Brasil.