Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Cidade de João Paulo II converte memória em turismo

Compartilhar

Há quatro anos a pequena Wadowice, no sul da Polônia, se colocava de luto. Em 2 de abril de 2005 morreu seu mais ilustre cidadão. A cidade-natal do papa João Paulo II se tornou, desde então, um ponto de peregrinação para católicos de todo o mundo.

A pequena Wadowice, na Polônia, é a terra natal de Karol Wojtyla, o papa João Paulo II. <a href="http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI3676627-EI176,00-Cidade+de+Joao+Paulo+II+converte+memoria+em+turismo.html" target="_blank"><strong>Leia mais</strong></a><p>
A pequena Wadowice, na Polônia, é a terra natal de Karol Wojtyla, o papa João Paulo II. Leia mais
Foto: Szymak/Creative Commons / Reprodução


» Veja fotos de Wadowice

» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Em Wadowice é possível visitar a casa onde Karol Wojtyla nasceu em maio de 1.920. Na época, sua família ocupava apenas dois quartos e uma cozinha no primeiro andar do edifício, hoje convertido em museu. No local estão objetos, fotografias e documentos pessoais do papa polonês, que assumiu em 1.978 e foi o primeiro não-italiano a ter a função desde 1.522. Do lado externo da casa, debaixo do quarto da família, há a primeira homenagem feita a João Paulo II: uma placa, colocada ali logo após sua nomeação como papa.

Outro ponto de interesse para os admiradores de João Paulo II é a igreja onde ele foi batizado e fez sua primeira comunhão, que fica perto da casa do nascimento. A pia batismal de traçado gótico é uma das principais peças do templo, e aparece sendo beijada pelo papa em uma foto pregada na parede. O beijo foi dado na primeira visita que João Paulo II fez a Wadowice como sumo pontífice.

Do lado de fora da igreja está uma estátua de Karol Wojtyla em corpo inteiro, onde fiéis costumam depositar flores e outros tributos. A imagem está em posição de bênção, com o braço esticado, mas os poloneses logo fizeram uma piada, chamando-a de "Estátua do Bolo de Creme". Dizem que, em uma das visitas, João Paulo II teria se colocado ali e comentado o quanto ele e seus colegas de escola gostavam de um certo bolinho vendido em uma confeitaria "logo ali".

O local onde ele gostava de passar depois das provas para arriscar-se no pecado da gula não serve mais os tais kremówki desde 1945, mas hoje o chamado "bolo papal" pode ser encontrado em todas as confeitarias da cidade.


Wadowice: a página oficial da cidade traz mais informações, em espanhol, sobre os locais que marcaram a infância de João Paulo II. O site é o http://www.wck.wadowice.pl/Obiects.84.0.html?&L=5.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra