PUBLICIDADE

Cafeterias imperdíveis no Japão, Hong Kong e Taiwan, por Boram Um

Eleito melhor barista do mundo, o paulistano está à frente da rede Um Coffee Co. e revela a sua lista de lugares que servem cafés especiais pela Ásia

5 dez 2023 - 18h14
Compartilhar
Exibir comentários

Simple Kaffa, Taipei (Taiwan)

O Simple Kaffa The Coffee One, em Taipei, é uma das únicas cafeterias da Ásia que tem um barista e uma máquina de café para cada mesa
O Simple Kaffa The Coffee One, em Taipei, é uma das únicas cafeterias da Ásia que tem um barista e uma máquina de café para cada mesa
Foto: Simple Kaffa/Divulgação / Viagem e Turismo

"O Simple Kaffa é de propriedade do Berg Wu, barista que foi campeão do mundo em 2016. É um lugar com muita história e que movimentou a indústria de cafés especiais de Taipei, a capital de Taiwan. São várias unidades na cidade, com modelos diferentes de negócios: de quiosques que vendem cafés mais em conta, até uma loja chamada Simple Kaffa The Coffee One, onde reservar é obrigatório (pelo menos 14 dias de antecedência). Por lá, a experiência é personalizada e essa é a única cafeteria da Ásia que destina um barista e uma máquina para cada mesa. Eles têm uns carrinhos móveis e assim conseguem deslocar a máquina de espresso e os cafés congelados. Ter um barista só para você e que explica tudo é fenomenal!"

The Coffee One: No. 177, Jinhua St., Da'an Dist., Taipei City 106

Veja os outros endereços aqui

Weekenders Coffee, Kyoto (Japão)

"A Weekenders Coffee é um lugar imperdível, um dos pioneiros em cafés especiais em Kyoto. A cafeteria é incrível porque fica em um casarão super antigo, o que combina bem com a cidade que é tão rica culturalmente. Eles torram o próprio café in loco, você acompanha o processo e prova na mesma hora. São dois endereços, um perto do outro: a cafeteria de dois andares em Nakagyo Ward, mais um espaço com balcão para torrefação no bairro de Sakyo-ku, aberto apenas aos finais de semana; saiba mais."

Nakagyo Ward, Honeyanocho, 560

682-7 Ishifudonocho, Shimogyo Ward

Koffee Mameya Kakeru, Tóquio (Japão)

"O  Mameya Kakeru ocupa o topo do mundo no quesito experiências em cafés especiais. Na verdade, essa é uma loja focada em vender café em grãos, mas que também faz provas únicas com a bebida. Ela é completamente voltada ao omakase de café - isto é, um serviço personalizado e único de experiência. Existem menus fechados só de coquetéis com café ou de café filtrado, ou então de alguma variedade específica. Fica no distrito cafeeiro de Shirakawa, no leste de Tóquio. Imperdível."

2 Chome-16-14 Hirano, Koto City 

Oma Coffee Roaster, Hong Kong (China)

"O Oma Coffee é uma torrefação onde o dono - que antes era importador de peixe e hoje trabalha com café especial - importa grãos verdes dos mais caros do mundo. Ele torra e serve tudo ali na cafeteria, junto com sobremesas fantásticas. Fica no bairro de Tai Hang, que tem diversos outros restaurantes, bares e cafés."

G/F, 9 Wun Sha St, Tai Hang

Oasis Coffee, Taipei (Taiwan)

"A Oasis Coffee também é uma cafeteria voltada para torrefação e fica em um espaço diminuto. Taipei é uma cidade incrível, com muita cultura e muita influência de fora, então aqui eles trazem um pouco do Japão para a cafeteria. O lugar é bem pequeno, mas com cafés muito bem trabalhados do mundo inteiro. A experiência é bacana porque você está no meio de Taipei, na área antiga da cidade, com muitos restaurantes e outros cafés para visitar ao redor".

No. 7-3號, Lane 199, Section 4, Xinyi Rd, Da'an District

No. 13-1號, Lane 335, Section 3, Nanjing E Rd, Songshan District

Oasis Coffee, em Taipei
Oasis Coffee, em Taipei
Foto: Oasis Coffee/Divulgação / Viagem e Turismo

Terraform Coffee Roasters, Xangai (China)

"Xangai é uma cidade chinesa bastante internacionalizada, com muita influência de outros países, então eles trazem essa experiência de café especial de forma diferente. Hoje existem pelo menos uns dez mil endereços de cafés especiais na cidade, mas queria sugerir a cafeteria Terraform, que vem de uma torrefação independente. Em Xangai, existe muita restrição de torrefação dentro da cidade, então eles são uma das únicas lojas que conseguem torrar o próprio café. Além disso, o design é único e os cafés de altíssima qualidade vêm do mundo inteiro."

No.79, Guanghua Road, Minhang District

Boram Um com seu troféu de melhor barista do mundo conquistado em Atenas em 2023
Boram Um com seu troféu de melhor barista do mundo conquistado em Atenas em 2023
Foto: Calvin Lee/Divulgação / Viagem e Turismo

O premiado barista paulistano Boram Um está à frente da cafeteria Um Coffee Co., com sede no Bom Retiro, em São Paulo. Com outras cinco unidades pela cidade, Boram cuida da torrefação, controle de qualidade e de novos projetos da marca. Em junho de 2023, venceu o World Barista Championship, a "Olimpíada do Café", realizada em Atenas, e trouxe para casa o título de melhor barista do mundo. Por conta do prêmio, vem cumprido uma agenda de compromissos internacionais e mais do que nunca viaja para conhecer cafeterias pelo mundo - neste momento, inclusive, Boram está na China. Em 2023, a unidade do Bom Retiro da Um Coffee Co. levou pela quarta vez o prêmio de Melhor Cafeteria no Prêmio Comer e Beber, da VEJA SÃO PAULO.

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade