Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Cachoeiras brasileiras garantem diversão e frescor no verão

28 dez 2012 - 07h03
(atualizado às 07h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Com uma boa infraestrutura de turismo, as Cataratas do Iguaçu é um ótimo destino para toda a família
Com uma boa infraestrutura de turismo, as Cataratas do Iguaçu é um ótimo destino para toda a família
Foto: Shutterstock
Com a chegada do verão e as temperaturas cada vez mais altas, todo destino que tenha sombra e água fresca é muito bem-vindo.  Ao escolher o lugar para curtir esta estação, o que nos vem à mente são praias, resorts e piscinas. Mas existe uma opção que, além de muito refrescante, é a cara do nosso País: as cachoeiras.
 
De beleza incomparável, o Brasil tem inúmeras quedas d’água que valem uma visita. Para os mais aventureiros, algumas precisam de alguns quilômetros de caminhada por trilhas. Já outras, têm acesso mais fácil, para todos os públicos. Exóticas e cristalinas, elas proporcionam grande contato com a natureza e paz de espírito para iniciar o ano com pé direito.
 
De norte a sul do Brasil, confira a nossa lista de cachoeiras que valem uma visita.
 
Cataratas do Iguaçu
Localizada na fronteira entre Brasil (Paraná) e Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu tem nada menos que 275 quedas d’água e é uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. No lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, existe uma plataforma que dá acesso à Garganta do Diabo. 
 
Garganta do Diabo
Ainda nas Cataratas do Iguaçu, a Garganta do Diabo é um capítulo à parte por ser a maior queda d’água de lá, com mais de 70 metros de altura. 
 
Cachoeira da Água Branca
Localizada em Ubatuba, em São Paulo, a Cachoeira da Água Branca é famosa por seu paredão de granito verde e lindas trilhas. Além de também ter opção de praia para os mais tradicionais.
 
Cachoeira da Fumaça
Essa queda d’agua faz parte da famosa Chapada da Diamantina, na Bahia, e tem uma altura de 340m, sendo a segunda maior do País. Para apreciá-la, é necessário pegar uma trilha de 6 km. Ela possui esse nome, pois com a altura da queda, a água evapora formando uma névoa parecida com fumaça.
 
Salto São Francisco 
Essa é a maior cachoeira da região Sul do Brasil, no Paraná, é bem equipada para receber seus visitantes. Assim como na Cachoeira da Fumaça, boa parte da água também evapora antes de tocar o chão, pois sua altura é de 196 metros. Sua trilha circunda um paredão lateral e oferece uma vista deslumbrante da região.
 
Chapada dos Guimarães 
A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é um destino muito procurado e há muitas razões para isso. Um deles é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, de 269 km² e de beleza inigualável. A região também possui um rico comércio de artesanato e é muito movimentada no inverno, quando as temperaturas podem chegar a -2º C.
 
Cascata do Caracol
Dentro do Parque Estadual do Caracol encontra-se a Cascata do Caracol. Ela tem uma queda de 131 metros. É possível visitar seu mirante, que fica a 150m da base da cascata, com uma vista de tirar o fôlego.
 
Salto Yucumã
Não impressiona por sua altura como as outras, mas sim por sua extensão de 1800 m. Quem tiver fôlego para acompanhar esse caminho por entre as pedras, encontrará um pouco da história de Yucumã. Localizada no Rio Grande do Sul, é um dos lugares mais belos para visitação.
 
Cascatas do Rio Mimoso
No Mato Grosso do Sul, na conhecidíssima cidade de Bonito, encontram-se as Cascatas do Rio Mimoso. Elas atraem amantes da natureza e também dos esportes radicais, com atividades como plataforma de salto e barco a remo.
 
Cachoeira de Casca D’Anta
Minas Gerais é berço de muitas cachoeiras, graças à sua altitude e serras. A Cachoeira de Casca D’Anta faz parte do Parque Nacional Serra da Canastra e costuma receber visitas durante o ano todo. Com 186m, seu topo pode ser alcançado por uma trilha de 1h e meia.
 
Cachoeira do Tabuleiro 
Ainda em Minas Gerais, no coração do Parque Estadual Serra do Intendente, existe uma queda de 273 metros. É uma das vistas mais grandiosas e imponentes do estado. Essa cachoeira está a 180 km de Belo Horizonte, no município de Conceição do Mato Dentro.
 
Salto do Itiquira
Itiquira significa “gota d’água” em tupi, um nome modesto para uma queda d’água de 168m. Localizada em Goiás, essa cachoeira fica numa área de preservação ambiental e atrai turistas todos os anos. O lugar tem boa estrutura para receber qualquer pessoa
Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade