Conheça as cidades do Brasil onde há mais mulheres que homens
As brasileiras são a maioria do País, mas por muito pouco - segundo o IBGE, elas representam 50,8% da população. Algumas cidades, porém, foram brindadas com toques extras de feminilidade, além de diversas outras formas de beleza. Nesses locais, mulheres podem se sentir em casa, enquanto os homens terão mais chance de encontrar uma dama sem par. Confira a lista:
» Veja fotos da cidades brasileiras com mais mulheres
» Chat: tecle sobre a notícia
» vc repórter: mande fotos e notícias
1. Águas de São Pedro (SP)
Suas mulheres são 53,9% da população e lhe colocam no topo da lista. Não é muito difícil de encontrá-las, afinal, além de ser o mais feminino, o município é também o menor do País em extensão (3,63 km²). Quem pretende relaxar, acha nos balneários da cidade um destino ideal.
2. Santos (SP)
Na terra que consagrou Pelé para o futebol, uma linha de bonde reativada há nove anos leva turistas pelo centro histórico - parte da cidade portuária bem servida de bares e baladas. Em 2009, o Museu do Surfe abriu as portas no píer do José Menino e virou um novo hit.
3. Recife (PE)
A cidade da praia de Boa Viagem, onde desfila la belle de jour de Alceu Valença, fica ao sul de Olinda e próxima a Porto de Galinhas. A capital pernambucana é famosa por seu Carnaval, freqüentado por turistas de todo o mundo. Única sede nordestina da Copa do Mundo de 1950, pretende repetir a dose em 2014.
4. Niterói (RJ)
Na entrada da Baía de Guanabara, esse local de belas praias foi palco de batalhas entre portugueses, índios e franceses. Seu território mistura arquitetura colonial e construções modernas, representadas por um conjunto de obras de Oscar Niemeyer, como o Museu de Arte Contemporânea.
5. São Luís (MA)
Única capital brasileira fundada por franceses, tem o centro histórico protegido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Com temperaturas máximas que ultrapassam 35°C, as praias são um ponto natural de atração. Enquanto a de Olho d¿água possui dunas de até 10 metros, São Marcos se destaca pelas ondas próprias para o surfe.
6. Porto Alegre (RS)
A capital gaúcha oferece locais privilegiados para admirar o pôr-do-sol, como a antiga Usina do Gasômetro, que está desativada desde 1970. O local também funciona como um centro cultural.
7. João Pessoa (PB)
De volta ao Nordeste, a cidade paraibana também tem mais mulheres do que homens se banhando nos seus 24 km de litoral. Entre as diversas praias, que misturam paisagem urbanizada à Mata Atlântica, destaque para a Praia do Seixas. Extremo leste das Américas, lá o sol nasce primeiro.
8. São Caetano do Sul (SP)
A cidade brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) integra a região industrial do ABC Paulista e, portanto, se destaca no turismo de negócios. Nos momentos de afrouxar a gravata, passear por parques como o Chico Mendes é uma boa pedida.
9. Aracaju (SE)
Cortada pelo rio Sergipe, a cidade comemora 154 anos em 2009. Em seu centro, a população de maioria feminina pode desfrutar da praia de Atalaia, dotada de calçadão, quadras poliesportivas e quiosques.
10. Fortaleza (CE)
Na capital cearense, o sol parece ter fixado residência. A temperatura média em torno dos 27°C favorece os freqüentadores de suas praias, como a de Iracema, localizada no centro. Com mais tempo, vale um passeio a Jericoacoara, com suas dunas móveis, lagoas e coqueirais, que fica a 300 km dali.