Tome cuidado com as perucas no frio; veja dicas para manter a durabilidade
Quem utiliza próteses capilares precisa redobrar os cuidados para garantir o conforto, a durabilidade e a aparência saudável durante a época de temperaturas baixas
Durante o frio, não são só os cabelos naturais que precisam de cuidados, mas as perucas também. Isso porque quem utiliza próteses capilares precisa redobrar os cuidados para garantir o conforto, a durabilidade e a aparência saudável, já que as temperaturas baixas tendem a ressecar os fios. Sendo assim, a especialista em próteses e perucas da Cia dos Cabelos, Patrícia Perrett, deu algumas dicas.
Cuidados com as perucas no frio
Primeiramente, é importante ressaltar que "o frio contribui para a perda de hidratação, o que deixa os fios mais ásperos, com frizz e aspecto opaco. Com o tempo, isso compromete a estética e reduz a vida útil da peça". Então vamos às dicas:
- Manutenção: As perucas confeccionadas precisam de hidratação e "para as feitas com fios humanos, utilize produtos com ação nutritiva e reconstrutora, sempre sem exagero, para não pesar nos fios. Já nas de fibra sintética, vale optar por específicos que ajudam na manutenção da estrutura, no controle de frizz e na durabilidade da peça".
- Evite fontes de calor: "No inverno, é comum querer acelerar a secagem com calor, mas isso tende a comprometer a fibra da peruca. Então prefira a secagem natural em local arejado. Se for preciso usar calor, faça apenas em peças que suportem altas temperaturas, e sempre com protetor térmico", alerta a especialista.
- Armazenamento: "O ideal é mantê-la longe da umidade e do sol, preferencialmente em suportes específicos, para evitar deformações. Um ambiente seco, mas não abafado", exemplifica.
Por fim, com pequenas mudanças na rotina, é possível manter a beleza, o brilho e a integridade dos fios durante toda a estação.
Por que cada corpo reage de um jeito ao frio?
Uns amam, outros odeiam. Quando o assunto é frio, as opiniões variam de pessoa para pessoa. Como nordestina, sou do time dos que odeiam inverno. Porém, também não fico lá muito confortável em altas temperaturas. Enfim, sentir frio é uma experiência comum, mas, como sabemos, a intensidade e as áreas do corpo afetadas podem variar bastante entre um ser humano e outro. e leia a matéria completa.