Todo mundo diz para evitar bebidas geladas durante a gripe, mas a ciência aponta o contrário
Estudos indicam que o frio prejudica a imunidade, mas sorvetes podem aliviar inflamações na garganta
Um estudo publicado recentemente na revista Rhinology confirma que, embora o frio não cause vírus, ele pode enfraquecer o sistema imunológico e favorecer infecções respiratórias superiores (URTI, na sigla em inglês). No entanto, ao contrário do senso comum, consumir alimentos e bebidas geladas não tem relação com o resfriado.
O estudo analisou quatro formas de exposição ao frio: respirar ar gelado, consumir alimentos e bebidas frias, resfriamento agudo da pele e hipotermia. Entre elas, a inalação de ar frio mostrou-se a mais prejudicial, pois esfria as vias respiratórias e enfraquece as defesas do organismo e o sistema imunológico.
O mito sobre o consumo de alimentos frios
Ecles e Wilkinson sugerem que a crença de que alimentos e bebidas frias fazem mal à saúde pode estar relacionada à ideia hipocrática de que o bem-estar depende do equilíbrio entre quatro qualidades: calor, frio, umidade e secura.
Os autores observam que, ainda hoje, persiste a noção de que doenças respiratórias resultam de um desequilíbrio entre o frio e o calor no corpo. Muitas vezes, acredita-se que esse desequilíbrio de temperatura seja causado pela ingestão de alimentos e bebidas frias, o que tornaria o organismo mais suscetível a infecções.
...
Veja também
Resfriado: sintomas, tratamento, chás e quanto tempo dura
Gripe aviária em humanos: veja como evitar contaminações
Médico revela sua principal estratégia para aumentar a imunidade quando sente uma gripe chegando
Tomar banho também tem regra, e quase ninguém segue, segundo especialistas