Ter plantas em casa pode ajudar a manter uma temperatura mais agradável e um ar mais limpo, segundo a ciência
A ciência explica alguns dos benefícios menos conhecidos de ter a sala de estar cheia de plantas de interior
Ter plantas em casa é agradável aos olhos e torna a sala de estar mais acolhedora e aconchegante, mas também altera o ar que respiramos. Literalmente. E embora não sejam purificadores de ar milagrosos, elas realmente fazem o ar parecer mais limpo e agradável.
Além de ajudar a reduzir o estresse, ter plantas em casa pode ajudar a melhorar a temperatura e a qualidade do ar até certo ponto. Digo "até certo ponto" porque, embora ajudem a manter uma temperatura mais confortável, há algumas nuances a serem consideradas.
Leia também: Nem tudo combina: estas são as plantas que, segundo um especialista, você nunca deve ter dentro de casa
Como as plantas contribuem para a qualidade do ar
Vamos começar pelo básico: as plantas são como pequenos purificadores de ar. A maioria das pessoas sabe que elas consomem dióxido de carbono e liberam oxigênio durante a fotossíntese, mas fazem algo mais: fitorremediação. A fitorremediação é a capacidade de algumas plantas removerem poluentes do ar (e do solo), e sua base científica remonta a um estudo da NASA na década de 1980.
Com o tempo, mais experimentos mostraram que as plantas reduzem a concentração de poluentes nocivos a níveis mais saudáveis, mas, em casa, a capacidade das plantas de purificar o ar é muito limitada. Não espere que uma ou duas plantas transformem completamente a qualidade do ar da sua casa.
...
Veja também
Nem adubo caro faz isso: truque com bicarbonato faz maravilhas nas plantas de casa
Muito mais fácil de cuidar do que os gerânios, esta linda planta também floresce o ano todo
Por que as pessoas usam casca de banana para limpar a casa e para que servem?
Colocar casca de laranja no fogão: por que você vai amar fazer isso e para que serve