"Tenho dificuldade de me abrir com as pessoas": o que significa esse comportamento de acordo com a psicologia?
Você também guarda tudo para si? Saiba por que esse comportamento acontece e como a psicologia pode ajudar.
Falar sobre o que sentimos parece simples, mas para muitas pessoas não é nada fácil. Às vezes, por mais que exista confiança e até vontade de compartilhar, as palavras simplesmente não saem. Esse bloqueio pode gerar frustração e um certo distanciamento nas relações.
De acordo com a psicologia, essa dificuldade não é falta de interesse em se conectar, mas um mecanismo de proteção. Entender o que está por trás desse comportamento é o primeiro passo para lidar com ele de forma mais saudável.
Medo de ser julgado
Um dos principais fatores por trás da dificuldade em se abrir é o receio de ser julgado. "Muitas vezes essa dificuldade tem a ver com medo de julgamento. A pessoa acredita que, se mostrar o que sente de verdade, será vista como fraca ou inadequada", explica a psicóloga Katherine Sorroche.
Além disso, existe a vergonha de expor as próprias dores, como se fosse proibido mostrar fragilidade. Segundo a especialista, "em muitos casos, fechar-se funciona como um mecanismo de defesa: é uma forma de se proteger de feridas internas. Então, não é falta de vontade de se abrir, mas uma tentativa de autoproteção, mesmo que inconsciente".
Traumas que deixaram marcas
...
Veja também
"Faço terapia, mas ainda me sinto estressado": por que isso acontece, de acordo com a ciência?