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Tendência de redução de açúcar chega às bebidas vegetais

Avanços em formulação e mudança de hábitos impulsionam o crescimento do segmento plant-based com menos açúcar

3 nov 2025 - 17h44
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A tendência global de redução do consumo de açúcar vem se consolidando como uma das principais transformações no setor de alimentos e bebidas. O movimento, que começou entre produtos considerados indulgentes, como refrigerantes e sobremesas, hoje, avança sobre categorias associadas à saudabilidade, entre elas, as bebidas vegetais.

O movimento, hoje, avança sobre categorias associadas à saudabilidade, entre elas, as bebidas vegetais; saiba mais sobre a tendência
O movimento, hoje, avança sobre categorias associadas à saudabilidade, entre elas, as bebidas vegetais; saiba mais sobre a tendência
Foto: depositphotos.com / zgurski1980 / Bons Fluidos

De acordo com a pesquisa Plant-Based Foods Poised for Growth, da Euromonitor International, o mercado de bebidas de origem vegetal deve continuar em expansão. Ainda mais quando impulsionado pela busca por produtos que conciliem nutrição, sabor e formulações mais limpas. A redução de açúcar, antes um desafio tecnológico e sensorial, tornou-se prioridade para consumidores que querem opções mais equilibradas e de fácil digestão. Porém, os mesmos não desejam abrir mão da experiência de sabor.

Movimento das bebidas vegetais

Esse movimento acompanha a tendência do clean label, que valoriza listas curtas de ingredientes e transparência nas formulações. Ademais, neste raciocínio, o avanço da chamada "nutrição inclusiva" também conta. Pois este considera as diferentes necessidades alimentares, de pessoas com intolerâncias e alergias a quem busca reduzir o consumo de lácteos, ultraprocessados e açúcares adicionados.

"A redução de açúcar nas bebidas vegetais reflete uma mudança de comportamento mais ampla. As pessoas querem consumir com consciência, mas ainda buscam prazer no sabor e conveniência no dia a dia", explica a nutricionista Alessandra Luglio, especialista em nutrição clínica e consultora da marca Possible. Segundo ela, o desafio da indústria está em criar produtos que atendam a essa demanda sem comprometer o valor nutricional ou a aceitação sensorial.

No Brasil, a busca por produtos com menor teor de açúcar tem atraído novos públicos, inclusive consumidores que não seguem dietas restritivas, mas desejam reduzir o consumo calórico e evitar picos glicêmicos. A reformulação de receitas, o uso de adoçantes naturais e a combinação equilibrada de ingredientes vêm permitindo que as marcas desenvolvam produtos com perfis nutricionais mais completos e digestíveis.

Por fim, para a especialista, a tendência de redução de açúcar nas bebidas vegetais representa um marco de amadurecimento do mercado: "É um passo importante na direção de produtos mais inclusivos, sustentáveis e alinhados às novas expectativas de consumo".

*Texto de Letícia Bandeira, do Grupo Positive CO

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