Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito torna-se o primeiro terreiro tombado de São Paulo

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) aprovou o tombamento do Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito de forma unânime

17 out 2025 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários

Agora, São Paulo tem o primeiro terreiro de Umbanda tombado. Isso porque na última quarta-feira (15), o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) aprovou o tombamento do Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito de forma unânime.

Agora, São Paulo tem o primeiro terreiro de Umbanda tombado. Isso porque a Conpresp aprovou o tombamento de forma unânime; saiba mais
Agora, São Paulo tem o primeiro terreiro de Umbanda tombado. Isso porque a Conpresp aprovou o tombamento de forma unânime; saiba mais
Foto: Reprodução/YouTube / Bons Fluidos

Sobre o terreiro tombado: Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito

O local fica em Pinheiros, na cidade de São Paulo, e tem tamanha importância, pois é considerado um guardião da memória e das tradições umbandistas. Dessa forma, agora, é o primeiro patrimônio histórico municipal da capital paulista tratando-se da crença. Ademais, outro motivo é que o templo tem um papel relevante no bairro.

Com essa medida, o espaço físico, assim como as práticas religiosas, ficam protegidos por lei, ou seja, não podem ocorrer desmontes ou despejos.

IBGE: RS é o estado com mais adeptos da Umbanda e Candomblé

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Rio Grande do Sul é o estado com mais adeptos da Umbanda e Candomblé. Segundo o 'Censo Demográfico 2022′, responsável por analisar o cenário religioso do país, as crenças de matriz africana estão em expansão.

O levantamento do IBGE constatou que 3,2% dos gaúchos seguem religiões consideradas afro-brasileiras. De acordo com especialistas, umbanda, candomblé, batuque e quimbanda estão entre as mais praticadas no estado. No entanto, para além do RS, essas crenças estão se espalhando com mais força por todo o país.  e leia a matéria completa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade