Suplementação pode ser aliada no Inverno; especialista explica
Com temperaturas mais baixas e aumento nos casos de doenças respiratórias, período demanda cuidados extras com a saúde
Com as temperaturas mais baixas, a Fundação Oswaldo Cruz já revelou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão aumentando. Nas primeiras 24 semanas de 2025, os registros já são 30% maiores do que os do mesmo período no ano passado. A circulação de vírus respiratórios como influenza, vírus sincicial respiratório (VSR) e até o SARS-CoV-2 tende a se intensificar durante o inverno, aumentando o número de infecções e complicações. Então resolvemos pegar algumas dicas com a nutricionista da Vitafor, Lucila Santinon. Veja abaixo:
Suplementação como aliada no inverno
Primeiramente, a especialista ressalta que a alimentação equilibrada é essencial para garantir o aporte necessário de vitaminas e minerais para as defesas do organismo. Porém, a suplementação pode ajudar no Inverno, e entre as vitaminas e minerais estão:
- Vitamina A: Conforme alegações de saúde registradas pela ANVISA, ela tem entre suas propriedades a modulação da imunidade.
- Vitamina C: A vitamina C auxilia no funcionamento do sistema imune, metabolismo energético de proteínas e gorduras, é um importante antioxidante para o organismo, com papel preventivo e terapêutico.
- Vitamina E: Assim como a C, a vitamina E possui propriedades antioxidantes, auxiliando na diminuição e reparo de danos provocados por radicais livres. Ela também atua na cicatrização dos tecidos do corpo, sendo uma das substâncias que impactam o fortalecimento do sistema imunológico e ajudam no combate às doenças.
- Vitamina D: As células de defesa presentes no sistema imunológico (linfócitos) possuem receptores de vitamina D (VDR) e sofrem uma influência direta por essa vitamina na regulação da resposta imunológica. Além de ser essencial para a saúde e o desenvolvimento dos ossos, atuando como reguladora do crescimento, sistema cardiovascular, muscular, metabólico e insulinodependente.
- Zinco: Extremamente importante para o organismo no combate a agentes invasores. A deficiência do zinco no corpo pode permitir maior ocorrência deinfecções virais, afinal, ele interfere na manutenção da função do sistema imunológico e síntese das hemoglobinas.
- Selênio: Mineral também com alto poder antioxidante, o selênio é facilmente absorvido pelo nosso organismo. Entre suas funções, realiza o controle de radicais livres participando na resposta do sistema imunológico a infecções.
Por fim, apesar de todos esses benefícios, antes de acrescentar a suplementação ao seu dia a dia, procure um profissional da saúde.
*Texto feito em parceria com a Vitafor