Se você reconhece seus pais nesses três comportamentos, a psicologia é clara: eles demonstram imaturidade emocional
A inteligência emocional é algo que pode ser aprendido e desenvolvido, mas há pessoas que nunca chegaram a cultivá-la.
Infelizmente, nem todos os seres humanos possuem inteligência emocional — e alguns acabam se tornando pais, o que pode colocar seus filhos em uma situação bastante delicada. Quando nossos pais são imaturos emocionalmente, podemos desenvolver comportamentos como assumir o papel de cuidadores emocionais deles e vivenciar carências afetivas que geram problemas na vida adulta.
O fato de seu pai ser emocionalmente imaturo não significa que ele não o ame ou não se importe com você. Alguém pode nos amar apesar da imaturidade emocional, mas essa falta de maturidade pode impedi-lo de ensinar aos filhos habilidades importantes para a convivência social.
Na infância, você pode ter aprendido isso por conta própria, por meio de terapia, das experiências fora do ambiente familiar ou até mesmo observando as falhas dos seus pais. Mas, se você reconhece os três comportamentos a seguir neles, é possível que tenham sido — ou ainda sejam — emocionalmente imaturos.
Leia mais: As sete frases que os familiares mais tóxicos costumam usar em suas conversas, segundo a psicologia
1. Eles não conseguem verbalizar suas emoções
A ausência de um vocabulário emocional — ou seja, a dificuldade em identificar e expressar com clareza uma variedade de sentimentos — está relacionada à imaturidade emocional. Esses pais podem até ter expressado suas emoções de forma física, por exemplo, ao demonstrar raiva ou frustração, mas não tinham as palavras para nomear o que sentiam.
...
Veja também
As sete frases que os familiares mais tóxicos costumam usar em suas conversas, segundo a psicologia