Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos
Alguns comportamentos dos pais podem acabar prejudicando a relação com os filhos até mesmo na fase adulta
Durante a infância, alguns hábitos dos pais — que à primeira vista parecem inofensivos — podem, na verdade, moldar comportamentos nos filhos que, com o tempo, desgastam a relação de respeito entre ambos. Por isso, é fundamental repensar a maneira como as crianças são educadas, com o objetivo de construir um vínculo afetivo baseado no respeito, que permaneça até a fase adulta.
O MinhaVida listou 7 hábitos prejudiciais que você precisa abandonar se quer que o seu filho te respeite quando adulto. Confira!
1. Ser excessivamente autoritário
De acordo com a psicóloga Letícia Isabela, ser excessivamente autoritário não permite que as crianças compreendam seus problemas e estabeleçam um plano para suas dificuldades. Além disso, um ambiente autoritário provoca na criança a sensação de que ela não é ouvida.
"O estilo de criação autoritário faz com que a relação dos filhos com os cuidadores seja baseada no medo: medo de apanhar, medo de ficar de castigo, medo de perder o amor dos pais. Muitas vezes, esse cenário acaba criando filhos com pouco senso de responsabilidade e motivação", explica.
2. Não praticar o que você prega
Parte da educação das crianças é formada na observação das atitudes. Ao começar a praticar o que prega, seu filho entende a importância da integridade, consistência e lhe respeitará. Afinal, não podemos esperar que as crianças sigam as normas se nós mesmos não as seguimos.
3. Ignorar os interesses do seu filho
...
Veja também
"Meu filho não para quieto": quando o comportamento deixa de ser normal e merece atenção
Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia
Essa pode ser a razão por trás do medo do seu filho em dormir sozinho, segundo a psicologia
Crianças que amam dinossauros têm mais chances de desenvolver essas 5 habilidades na vida adulta