Se você conseguir fazer com que seus filhos adquiram esse hábito, eles serão mais autônomos e também muito mais felizes
Um estudo realizado em Harvard associou a realização de tarefas domesticas na infância ao sucesso na vida adulta
Quando as crianças ajudam nas tarefas domésticas, elas não apenas desenvolvem sua autonomia, mas também sentem que contribuem para a unidade familiar e que têm valor pelo que podem oferecer. Elas também aprendem habilidades que lhes serão úteis por toda a vida.
Isso é o que afirma o Estudo de Harvard sobre Desenvolvimento Adulto, famosa pesquisa que vem sendo realizada desde 1938. Muitas das conclusões se concentram na infância e afirmam que as crianças que ajudam em casa aprendem habilidades cruciais para seu sucesso como adultos.
A ideia também é defendida pelo pediatra americano Jonathan Williams, que afirma que o melhor hábito para criar filhos felizes é envolvê-los nas tarefas domésticas desde cedo.
Tarefas domésticas: o hábito que traz autonomia e felicidade às crianças
"Quando as crianças se sentem envolvidas em responsabilidades compartilhadas, elas percebem que estão contribuindo para um ecossistema maior. Mas há muito mais. O estudo de Harvard demonstrou que ajudar nas tarefas domésticas tem um impacto sobre a autoestima e também desenvolve a empatia, o que as torna mais dispostas a ajudar os outros no futuro.
Segundo Williams, "elas começam naturalmente a ver as necessidades das pessoas ao seu redor", o que faz com que "se tornem menos egocêntricas", algo especialmente interessante entre os 2 e 3 anos, quando as crianças, como ele ressalta, "acreditam que são o centro do universo".
...
Veja também