Se você adormece em menos de cinco minutos, isso não significa que você tem um "superpoder": é apenas um sinal de alerta do seu cérebro
Adormecer rapidamente nem sempre é motivo de orgulho
Num mundo onde a insônia é comum, ouvir alguém dizer: "Eu simplesmente deito a cabeça no travesseiro e adormeço instantaneamente" pode ser bastante invejável. Essa atitude às vezes é vista como uma grande habilidade e certamente parece uma vantagem evolutiva. No entanto, a ciência oferece uma interpretação muito mais sombria: não se trata de eficiência, mas sim de dívida.
Leia também: Médico receita suplementos para melhorar a insônia. Veja qual usar
O termômetro do cansaço
Na medicina do sono, o tempo que decorre entre o momento em que nos preparamos para dormir (como quando apagamos a luz do quarto) e a entrada no primeiro estágio do sono é chamado de Latência do Início do Sono (LIS).
Esse período foi medido para estabelecer o que é considerado normal para um indivíduo, e a ciência estima que esteja entre 10 e 15 minutos. Em outras palavras, desde o momento em que apagamos a luz e nos deitamos até começarmos a adormecer, um adulto médio leva cerca de 10 minutos.
Quando nossos níveis ficam abaixo de um determinado limite, ou seja, acima ou abaixo dele, isso pode gerar preocupação, como quando o resultado de um exame de sangue está fora da faixa normal.
...
Veja também
Insônia: o que é, sintomas, causas e o que fazer
Pessoas altamente disciplinadas praticam esses nove hábitos todas as manhãs. A psicologia os apoia
Calor pode, sim, atrapalhar o seu sono: saiba como contornar a situação
O que significa quando uma pessoa encara muito ao conversar, de acordo com a psicologia?