O que muda no corpo da mulher entre 35 e 50 anos?
Ginecologista Camila Martin Massutani explica as principais transformações hormonais e físicas que marcam essa fase da vida da mulher
Entre os 35 e 50 anos, o corpo da mulher passa por mudanças hormonais e físicas que afetam saúde e bem-estar.
35 a 39 anos: Oscilações discretas de hormônios, TPM mais intensa, ciclos um pouco alterados e início de redução da lubrificação vaginal.
40 a 44 anos: Início da perimenopausa, com hormônios mais instáveis, ciclos irregulares, ganho de gordura abdominal, perda de massa muscular, pele mais seca e queda na disposição.
45 a 49 anos: Queda acelerada de estrogênio e progesterona, ovulação rara, atrofia vaginal, ondas de calor, suores noturnos e baixa libido.
50 anos (em média): Menopausa, marcada pela última menstruação, queda hormonal acentuada, redução da densidade óssea, perda de colágeno e metabolismo mais lento.
Acompanhamento médico regular é essencial para prevenir desconfortos e adotar estratégias como reposição hormonal, suplementação, exercícios e cuidados com a saúde mental.
Camila Martin Massutani - @dracamilamartin
A Dra. Camila é médica graduada pela Universidade Estadual de Campinas com trajetória marcada por constante aperfeiçoamento, possui especialização - residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Além disso, foi preceptora de Ginecologia para residentes da Universidade de São Paulo e ex-instrutora médica da Faculdade de Medicina do Einstein.
-skmqyhxl7gab.png)