PUBLICIDADE

Vida saudável: 7 hábitos para adotar no Dia Nacional da Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

5 ago 2022 - 10h03
(atualizado às 10h27)
Ver comentários
Publicidade
Estilo de vida saudável: 7 hábitos para adotar no Dia Nacional da Saúde
Estilo de vida saudável: 7 hábitos para adotar no Dia Nacional da Saúde
Foto: Shutterstock / Sport Life

O Dia Nacional da Saúde é comemorado no dia 5 de agosto com o objetivo de estimular um estilo de vida saudável e mais bem-estar entre a população. O médico nutrólogo, Dr. Nataniel Viuniski, mestre em nutrição e alimentos, destaca que pequenos gestos podem proporcionar uma melhora na qualidade de vida se praticados no dia a dia.

Para ter uma vida mais saudável e feliz, ele recomenda os principais hábitos que devem ser adotados:

1 - Beba bastante água

A água é importante para que todas as funções do organismo trabalhem adequadamente. Além de auxiliar os rins a eliminarem as impurezas filtradas pelo sangue, contribui para prevenir a prisão de ventre e ajuda no funcionamento adequado do cérebro. Um estudo publicado no The Lancet mostra que o consumo de 1,5 litros de água diariamente teve um efeito positivo sobre a dor de cabeça de pessoas que sofrem com enxaqueca.

"O ideal é que cada pessoa consuma cerca de 35 ml de água por quilo de peso ao longo de todo o dia, além de observar a cor e o odor da urina. Também vale incluir sucos e chás sem adoçar, mas não deixe de consumir a água pura", afirma Nataniel.

2 - Tenha uma rotina de sono

O sono é um dos pilares básicos da saúde e um dos mais negligenciados, como aponta o especialista. "Dormir e acordar no mesmo horário faz com que o corpo fique em sincronia com o ciclo circadiano, que envolve a liberação de hormônios nos diferentes períodos do dia. Isso não só ajuda a ter um sono melhor como também contribui para que a pessoa tenha mais energia e vitalidade para as atividades do dia a dia", revela. 

3 - Inclua proteínas vegetais na dieta

De acordo com o nutrólogo, esses alimentos não contêm colesterol e ainda cumprem muito bem a função de manter ou ganhar massa magra. "A soja e combinações de proteínas da quinoa, ervilha e arroz oferecem praticamente os mesmos benefícios que a proteína da carne, do ovo e do leite em se tratando de ganhos de hipertrofia (massa muscular) quando associadas a exercícios de resistência por terem uma boa absorção", explica. 

4 - Coma verduras e frutas todos os dias

Os vegetais são fontes riquíssimas de vitaminas e minerais importantes para a saúde e bom funcionamento do organismo, além de ajudarem a fortalecer a imunidade. Esses alimentos também são ricos em fibras, o que garante o bom funcionamento do intestino. O nutrólogo orienta consumir de cinco a sete porções de frutas e vegetais ao longo das refeições do dia.

5 - Faça exercícios

É impossível em um estilo de vida saudável sem falar em atividade física. O sedentarismo é um grande inimigo, por isso, é importante passar a encarar a atividade física como uma tarefa diária, assim como comer, dormir, tomar banho entre outras atividades do cotidiano. "Também procure motivos para manter-se em movimento. O corpo humano é preparado para isso. Portanto, fique menos tempo no sofá e levante-se da mesa do trabalho com mais frequência", reforça o médico. 

6 - Aprenda a equilibrar o estresse

Há um provérbio tibetano que diz: "Se seu problema tem solução, então não há com que se preocupar. Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão." Esse ditado é perfeito para adotarmos em várias situações da vida que não merecem nosso desperdício de energia e sofrimento. "Busque ser mais prático na resolução de seus problemas e verá a sua vida mudar para melhor. Aposte em técnicas de meditação, oração e organize a sua vida", orienta Nataniel.

7 - Não deixe a diversão de lado

O especialista destaca que a diversão é imprescindível para um estilo de vida saudável. "Rir libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria, portanto, contribui para a saúde mental, diminuindo o risco de depressão. Saúde e felicidade sempre andam juntas", finaliza.

Fonte: Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition do Brasil.

Sport Life
Publicidade
Publicidade